sexta-feira, 29 de maio de 2015

Estudantes se destacam por projetos em TIC e robótica no Fórum Mundial de Educação Profissional

Fotos: Cíntia Sacramento - Ascom/Educação
A inovação e utilidade social dos projetos de tecnologia da informação e comunicação e da robótica, desenvolvidos pelos
estudantes e professores da rede estadual de Educação Profissional da Bahia, foram alguns dos destaques do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que encerra nesta sexta-feira (29/05), em Recife. Um dos projetos que mais chamara a atenção dos participantes do evento foi o MIA – Intelligent Control Stock, que visa facilitar e agilizar o processo de estocagem de produtos das empresas, por meio do comando de voz.

“Vejo nossa participação de forma positiva, foi muito bom para a gente absorver todo esse conhecimento", estudante Johnathan Farias

O projeto foi desenvolvido por estudantes do cursos técnicos em Eletromecânica e  em Logística, do Centro
Fotos: Cíntia Sacramento - Ascom/Educação
Estadual de Educação Profissional em Logística Transporte e Produção Industrial, em Ilhéus. O MIA ficou exposto aos visitantes durante todos os dias do III Fórum. “Vejo nossa participação de forma positiva, foi muito bom para a gente absorver todo esse conhecimento, pegando dicas e contribuições para o projeto”, avaliou o estudante do curso Técnico em Eletromecânica, Johnathan Farias, que é programador do projeto que já conquistou o 1º lugar no 4º Encontro de Jovens Cientistas da Universidade Federal da Bahia, em 2014.

Saiba como foi a participação da Bahia no Fórum de Educação Profisisonal e Tecnológica

Com o objetivo de propagar as ideias inovadoras realizadas nos Centros de  Educação Profissional da Bahia, bem como realizar treinamento junto aos estudantes para a implantação de núcleos de publicidade digital juvenil, o projeto NABIT conseguiu ir além do seu propósito. “O meu projeto está sendo executado dentro da escola, há três anos, e serve como ferramenta de divulgação das nossas atividades”, explicou o estudante do curso Técnico em Administração, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, e idealizador do NABIT, Ramon Rebouças.

Fotos: Cíntia Sacramento - Ascom/Educação
“Sumô Robô” é o nome do projeto desenvolvido por estudantes do curso técnico em Informática do Colégio Estadual Góes Calmon. São robôs que entram na arena de combate com outras máquinas, capazes de reconhecer cores e calcular a distância do oponente. Dessa forma, o projeto estimula a aplicabilidade do conhecimento adquirido pelos estudantes e prepara-os para o mercado tecnológico. “A recepção do público está sendo maravilhosa, e isso é o reconhecimento do trabalho dos alunos. Fica a sensação do dever cumprido”, destacou Cristiano Machado, professor responsável pelo projeto.

Veja todas as fotos do evento

O superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional do Estado da Bahia, Almerico Lima, fez uma avaliação sobre a participação da rede no Fórum Mundial. “O primeiro elemento é a qualidade dos nossos cursos, que se reflete no número de projetos aprovados; o segundo, é o entusiasmo da nossa rede, que tem um certo orgulho em estar presente em 123 municípios, e as pessoas querem, de fato, mostrar isso”, declarou.

Fonte:Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário