quarta-feira, 27 de maio de 2015

Estudantes da rede estadual apresentam projetos no III Fórum de Educação Profissional e Tecnológica

O estudante Isaac Santana faz parte da delegação da rede estadual de ensino que participa, em Recife, do III Fórum
Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), aberto ontem à noite, no Centro de Convenções de Pernambuco. Aluno do curso técnico em Segurança do Trabalho, ele apresenta no evento o projeto “Tech Seg”, desenvolvido no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro, no município de Uauá. O projeto é um aplicativo voltado para a segurança do trabalho, através de comandos do celular.

Isaac está entusiasmado com a oportunidade de dividir seus conhecimentos e troca de experiências com outros estudantes do Brasil e do mundo. “Espero que o meu projeto seja bem aceito, e que possa ajudar muitas pessoas que atuam com segurança do trabalho”, afirmou.

Os estudantes e professores participam de uma ampla programação. Nesta quarta-feira (27/05), a exibição de dois curtas, na Mostra Audiovisual, apresentou os projetos desenvolvidos pelos estudantes e professores dos cursos técnicos e de qualificação profissional do Estado da Bahia. Para o estudante Roberto Pereira, 17 anos, o vídeo mostra as oportunidades que os estudantes de um curso técnico de nível médio podem ter para conquistar um emprego. “É interessante ver como as escolas propiciam uma área mais profissional para todos os alunos e dá oportunidade de a gente crescer também profissionalmente”, disse o estudante que faz o curso técnico em Meio Ambiente, no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão e Meio Ambiente, do município de Brumado.

Saiba tudo sobre a participação da Bahia no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

..Lançamento do livro
Outra atividade que mobilizou estudantes e professores da rede estadual no Fórum, que segue até sexta-feira (29/05),
em Recife, foi o lançamento do livro “Educação Profissional da Bahia: geração, gênero e etnia”, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A publicação foi elabora em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e desenvolvida para ser uma via de fortalecimento, consolidação e promoção da qualidade da Educação Profissional do Estado da Bahia.

“Desde 2010, elaboramos o anuário para sistematizar o conjunto de informações e estatísticas da Educação Profissional. Os gestores público e privado precisam dessas informações para planejar sua demanda de educação profissional”, disse o superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional do Estado da Bahia, Almerico Lima, que informa, ainda, que a iniciativa do anuário é nova no Brasil. “Estamos oferecendo à sociedade um material de altíssima qualidade, inédito no Brasil, só existe algo semelhante no Ministério do Trabalho”.

O livro foi distribuído gratuitamente para os visitantes. O estudante do curso técnico em Logística, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Fernando Antônio Gomes, 17 anos, adquiriu um exemplar durante o lançamento. “O livro vai me ajudar a adquirir conhecimento e aprofundamento, além de conhecer novos conceitos e experiências dos outros Estados”, disse.

Sobre o Fórum
O público estimado, nos quatro dias do Fórum, é de 20 mil participantes. Só a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, conta com uma delegação de mais de 400 pessoas, entre estudantes, professores e gestores, que irão apresentar projetos em diversos espaços do FMEPT. O Estado tem a segunda maior rede estadual de Educação Profissional do País, atendendo a 75 mil estudantes, nos 27 Territórios de Identidade.

Com o tema: Diversidade, Cidadania e Inovação, o III FMEPT reúne em sua programação desde conferências, palestras e debates até apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas, além de feiras temáticas. A Secretaria da Educação do Estado, através da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional (Suprof), apoia o III FMEPT e compõe o comitê organizador.

Clique aqui e confira a programação

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário