quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Plano Estadual de Educação para Educação Profissional foi tema da sétima sessão do Fórum de Educação Profissional

Foto: Arquivo SUPROF
As metas do Plano Estadual de Educação (PEE) para a Educação Profissional (EP) foram  temas  da sétima sessão do Fórum de Educação Profissional (FEP), realizado na manhã da última terça-feira (dia 10/02), na Fundação Luiz Eduardo Magalhães (FLEM).  Foram apresentadas pelos diferentes atores sociais que integram o Fórum,  propostas estratégicas para evitar sobreposição de ofertas e continuar a implantação da Educação Profissional nos 27  Territórios de Identidade do Estado da Bahia

Eliana Elias, técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE),  refletiu sobre  a Meta 8 do Plano Estadual de Educação que traz princípios importantes para educação como um todo e, especificamente, para a educação profissional, a exemplo da elevação da escolaridade, o aumento da oferta para a população mais pobre proporcionado o combate a desigualdade social. Ela reforçou a importância da troca de ideias dos entes públicos e demais atores sociais na garantia da ampliação da oferta. "É por meio do diálogo que conseguiremos articular com os diferentes segmentos as ofertas de Educação Profissional com o objetivo de atingir as áreas que não tenham oferta evitando o sombreamento  ou sobreposição da mesma oferta em áreas existentes."

Albertino Nascimento, Diretor Geral do Instituto Federal da Bahia -  Campus Salvador (IFBA-SSA), reforçou a importância do Fórum como mais uma ferramenta de alinhamento das questões. "Aqui conseguimos encontrar a articulação necessária para avançar o debate sobre a oferta e demanda, sempre com o objetivo de dialogar para ampliar e manter a qualidade da oferta. Esse espaço é  uma conquista que oportuniza o sucesso da oferta dos cursos técnicos nos 27 Territórios de Identidade da Bahia."

Carlindo Rodrigues, professor e coordenador geral de iniciação científica do Ifbaiano,  também reforçou a importância do fórum.  "É uma ferramenta que vem somar junto as estratégias de diagnóstico de oferta e demanda utilizadas pelo Instituto. Nesse debate, destaco a importante contribuição dos movimentos sociais, membros dos territórios de cidadania e de identidade que devem continuar sendo ouvidos, pois suas falas pautam demandas existentes." 

Também durante a  sessão foram alinhadas  estratégias de mobilização e  participação da comunidade estudantil baiana no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica – Diversidade, Cidadania e Inovação, que será realizado de 26 a 29 de maio, em Recife, Pernambuco.  

Outras informações - O Fórum é um espaço permanente de articulação, discussão e troca de experiências para acompanhamento e proposição das políticas públicas de Educação Profissional na Bahia. Também mobiliza os diversos setores para a atuação conjunta, buscando o controle social sobre as ações em Educação Profissional e a construção de espaços de participação e deliberação.

Conheça os Anais das Sessões e dos Seminários 2010-2011 e saiba mais sobre o Fórum de Educação Profissional (FEP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário