sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Formaturas fortalecem Territórios de Identidade do Piemonte do Paraguaçu e Sertão Produtivo

Foto: Arquivo/SUPROF
O governo do Estado está formando novos técnicos de nível médio nos municípios de Caculé, situado no Território de Identidade do Sertão Produtivo, e em Itaberaba, situado no Território de Identidade do Piemonte do Paraguaçu. São 177 técnicos de nível médio, preparados para atuar no mundo do trabalho, com a qualificação profissional necessária, para contribuir e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico dos seus locais de origem.

Hoje (dia 27/02), a festa será no anexo do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP), em Caculé, com a celebração de formatura de 52 técnicos de nível médio em Administração e Enfermagem.

Rosany Kátia Vilasboas Moreira Silva, gestora do Centro, afirma que a formatura é uma conquista de toda população. “Esta formatura é uma grande vitória, um momento que celebramos a expansão da oferta da Educação Profissional nos municípios vizinhos do Território. Esse anexo do CETEP, por exemplo, está situado a 82 quilômetros de Caetité, cidade sede do Centro, e veio a oportunizar ainda mais o acesso a uma educação de qualidade para jovens e trabalhadores dos arredores. A Educação Profissional é uma das chaves para a transformação da vida para população baiana. Constatamos a mudança de realidade por meio de relatos e conquistas obtidas no processo de formação e, posteriormente, quando egressos”.

Edilson dos Santos Pereira, 32, formando do curso técnico em Administração, pelo anexo do CETEP Sertão Produtivo, em Caculé, conta que está atuando como empreendedor individual em parceira com a esposa. “Voltei para a escola em busca de qualificação para aprimorar meu negócio familiar. Eu e minha esposa temos um salão de beleza, revendemos cosméticos, também trabalhamos com fotografias de noivas. Atuo gerenciando o fluxo de caixa da loja e esta sendo uma experiência enriquecedora para minha formação”.
Já a comunidade do CETEP do Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba, também está em festa com a inserção no mundo do trabalho de 125 técnicos de nível médio em Agricultura, Eletrotécnica, Enfermagem, Manutenção e Suporte em Informática. Também hoje (dia 27/02), às 19h, no próprio Centro, será celebrada uma missa em ação de graças. Amanhã (dia 28/02), às 18h30, acontecerá a cerimônia de formatura no Ginásio de Esporte Rafael Souza de Oliveira.

Juvenal Morais da Silva Júnior, diretor do CETEP do Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba, também celebra a formatura com o sentimento de dever cumprido. “Esta é a quarta turma que preparamos para o mundo do trabalho. É um misto de sentimentos: vitória, conquista e superação. Cumprimos o nosso papel nesta etapa da vida destes jovens e trabalhadores, oferecendo formação profissional por meio de um ensino de qualidade, com uma formação humana e mais preparada para atender as necessidades do mundo do trabalho.

Ednilson da Silva Mendes, 20, formando do técnico em Enfermagem, do CETEP do Piemonte do Paraguaçu I, ressalta a importância da formação integral para sua vida.  “A nossa formação não nos dá um simples certificado de técnico de nível médio, ela nos certifica para sermos um ser humano melhor. Temos a oportunidade de ampliar nossas percepções sobre o mundo, aprendemos ainda mais o que são direitos e deveres. Hoje sou um jovem melhor, com consciência sobre o meu papel na sociedade. Temos o poder de transformar e lutar para mudar a nossa realidade de vida, a despertar em outras pessoas este sentimento que sentimos hoje”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário