quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Dia Mundial contra o Câncer


O Dia Mundial Contra o Câncer, uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), é celebrado nesta quarta-feira (dia 04/02), mais uma oportunidade para alertar à sociedade o quanto é importante realizar a prevenção por meio de exames rotineiros, atividades físicas e bons hábitos alimentares. Segundo 
informações do Instituto Nacional de Câncer José Alencar (INCA), a estimativa é que neste ano, somente no Brasil, cerca de 580 mil novos casos da doença serão diagnosticados.

A Fundação do Câncer, instituição sem fins lucrativos,  criada em 1991, em prol da prevenção e do controle do câncer, está promovendo a campanha “Está ao nosso alcance”, afirmando que pelo menos um terço dos casos mais comuns da doença pode ser prevenido por meio da redução do consumo de álcool, da adoção de dietas mais saudáveis e do aumento da atividade física. O índice de cânceres que podem ser prevenidos ao parar de fumar chega a 50%.

A campanha também reforça a importância da comunidade agir enquanto agente multiplicador de informações sobre: prevenção e a detecção precoce na tentativa de reduzir a mortalidade por câncer e outras doenças não transmissíveis; diferentes ações de controle, pesquisa, ensino, prevenção e acesso ao tratamento previstas na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre o direito de qualquer pessoa buscar tratamento gratuito e integral do câncer no SUS.

Na Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, os futuros técnicos de nível médio, em especial, dos cursos  ofertados no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde: Agente Comunitário de Saúde, Análises Clinicas, Cuidados de Idosos, Enfermagem, Gerência de Saúde, Farmácia, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética e Saúde Bucal realizam, cotidianamente, ações de intervenção social, a exemplo de feira de saúde, focadas em diferentes práticas educativas para estimular a prevenção do câncer e de outros males. Desta forma, os estudantes aprendem fazendo relação entre teórica e prática, concretizando assim a práxis, aprendendo o valor social da profissão e exercitando a cidadania por meio de intervenções sociais que beneficiam a comunidade a partir dos conhecimentos construídos no curso.

Com informações do INCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário