terça-feira, 25 de novembro de 2014

Estudantes de Santaluz são certificados pelo Pronatec/SEC

A Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Educação Profissional, realiza na próxima quinta-feira (dia 27/11), a cerimônia de certificação de 24 concluintes do curso de Agente em Projetos Sociais, do Colégio Estadual José Leitão, em Santaluz. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) foi realizado no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e ministrado pelo Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (CEEP), também sediado em Santaluz.  O evento irá acontecer no próprio Centro, às 18h.

Ermano de Moura Barreto, vice-diretor técnico pedagógico, destaca a importância do curso para formação dos jovens e trabalhadores. “O curso preparou os estudantes para trabalharem com sua realidade, disseminando informações sobre as políticas públicas voltadas ao homem do campo, atendendo as necessidades das instituições comunitárias e cooperativas. A conseqüência deste processo é fortalecer a economia solidária e estimular a criação dos projetos sociais com base nas tecnologias sociais que a comunidade dispõe”. 

A estudante Bruna Evangelista dos Santos, 19, uma das beneficiadas com o Pronatec, conta que a formação despertou seu interesse por uma área que até então passava despercebida. “Somei novos conhecimentos à minha vida profissional, aprendendo a elaborar e executar projetos sociais para organizações sociais, algo que passava despercebido como horizonte de trabalho e que é muito forte aqui na região. Novas expectativas de inserção no mundo do trabalho surgiram”.

Saiba mais sobre o curso- O curso teve duração de 240 horas e foi realizado num período de três meses, com aulas ministradas no turno oposto ao qual o estudante estava matriculado. Nesse período, eles aprenderam a atuar junto às organizações sociais na elaboração e execução de projetos sociais, desde o levantamento de demandas, estabelecimentos de metas, ações e estratégias, à captação de recursos e prestação de contas.

Sobre o Pronatec- Na Bahia, o Pronatec é executado pela Secretaria de Educação, que é ao mesmo tempo entidade demandante e ofertante do programa, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof). As instituições parceiras são: Senar, Senai, IFba, Senac, Senat e Ifbaiano.

As vagas são destinadas a estudantes da Rede Estadual de Educação que fazem os cursos no turno oposto aos quais estão matriculados. Os cursos ofertados nas modalidades Técnico de Nível Médio e de Formação Inicial e Continuada (FIC) representam a introdução da dimensão trabalho no ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário