terça-feira, 4 de novembro de 2014

Secretaria da Educação inscreve para sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio

Foto: Arquivo Suprof
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inicia hoje (dia 04/11), as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subseqüente, na Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.  Para o ano letivo de 2015, estão sendo ofertadas 13.395 vagas para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior. Faça aqui sua inscrição 

A oferta contempla 68 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e 15 anexos, localizados em 69 municípios dos 27 Territórios de Identidade. Esta é mais uma ação da política pública de Educação Profissional da Bahia que visa a formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. 

O sorteio é voltado para estudantes, jovens e trabalhadores, que concluíram o ensino médio, de forma gratuita, em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação, no âmbito federal, estadual ou municipal. Também podem se inscrever aqueles que tenham, comprovadamente, cursado o ensino médio em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista integral, e querem voltar para a escola para fazer um curso técnico. 

Há vagas para 11 eixos tecnológicos e a oferta contempla 48 cursos técnicos de nível médio, dentre eles: Análises Clínicas, Administração, Agroindústria, Agricultura, Biotecnologia, Contabilidade, Documentação Musical, Desenho da Construção Civil, Enfermagem, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática, Nutrição e Dietética, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Petroquímica, Serviços de Restaurante e Bar e Zootecnia

Como fazer a inscrição- As inscrições podem ser feitas no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br  ou aqui no Blog da Educação Profissional: www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com. Ao acessar a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial e/ou Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência.

Sorteio Eletrônico -  As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à Educação Profissional na Bahia, para garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será no dia 25 de novembro, às 15h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio é aberto para acompanhamento de estudantes, pais, mães e professores e será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação.

Matrícula-  A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá de 09 a 11 de março de 2015. Os contemplados deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, no turno para o qual pleiteou a vaga. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar

Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2014. O início das aulas está programado para 16 de março de 2015, conforme calendário letivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

Dúvidas: sorteio.suprof@educacao.ba.gov.br


Confira: 

Portaria do Sorteio Eletrônico 2015

Descrição dos cursos por Eixo Tecnológico

Perguntas Frequentes

Documentos necessários para matrícula

Contatos dos Centros


Nenhum comentário:

Postar um comentário