quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estudantes apresentam tecnologias sociais voltadas ao Campo

O Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire, em Santaluz, no Território do Sisal, foi aberto ao público ontem (dia 27), para a I Feira do Conhecimento. Estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Agroextrativismo, Cooperativismo e Nutrição e Dietética do CEEP e do anexo de Queimadas, apresentaram as ações pedagógicas desenvolvidas durante ano neste que é um dos dois centros temáticos do Campo da Rede Estadual de Educação Profissional. 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cetep Vale do Jequiriçá realiza exposição de tecnologias sociais



O Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá (Cetep), em Amargosa, foi aberto ao público ontem domingo (dia 25), para a realização da 1º Exposição de Tecnologias Sociais (1ª Expotec). Foram apresentadas diferentes tecnologias sociais, de baixo custo e que beneficiam a comunidade, desenvolvidas ao longo do ano por estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Agroindústria, Agropecuária, Zootecnia, Análises Clínicas, Enfermagem e Gerência em Saúde. 

CETEP de Itapetinga promove IV Feira de Educação Profissional


Com o tema “Educação, Trabalho e Desenvolvimento”, os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (CETEP), em Itororó, promoveram nos dias 21 e 22, a IV Feira da Educação Profissional. Foram realizadas, dentre outras coisas, palestras, apresentações de tecnologias sociais, de baixo custo e que beneficiam a comunidade, prestação de serviços, apresentação de peças teatrais e degustação de produtos derivados da mandioca. 

Centro Estadual de Educação Profissional é finalista do Prêmio Boas Práticas da Gestão Escolar


O projeto “A Luz de uma Nova Realidade”, do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP), em Salvador, foi um dos selecionados como exemplo de experiências bem sucedidas implantadas nas escolas públicas e privadas da Bahia para ser apresentado no 4º Telesseminário de Boas Práticas da Gestão Escolar. O evento, uma iniciativa conjunta da Secretaria da Educação do Estado e da Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC), aconteceu na última  quinta-feira (dia 22), no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Estado foram mais duas turmas de técnicos de nível médio no Sul da Bahia


Susana Borges, 27, é uma das mais novas técnicas em Logística formadas pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia. Ela foi diplomada juntamente com mais 31 estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Logística e em Guia de Turismo, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística Transporte e Produção Industrial, em Ilhéus. A formatura foi conjunta e também reuniu 21 estudantes que fizeram o curso técnico em Informática, no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus. Com estes 53 concluintes, já são mais de 1.400 jovens e trabalhadores formados pelo Governo do Estado em 2012, jovens preparados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho. 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

III Encontro de Estudantes do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer reunirá estudantes de toda a Bahia

A cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, sediará de 14 a 17 próximos, o III Encontro de Estudantes do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer da Rede Estadual de Educação Profissional. Com o tema “O profissional do Turismo em busca da Sustentabilidade”, o encontro terá uma vasta programação que envolverá, dentre outras coisas, palestras, seminários, mini-cursos, oficinas e visitas guiadas. 

Estudantes do CEEP Semiárido promovem intervenções sociais

Mais uma grande ação de intervenção social será realizada por estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional. Nestas terça (dia 13) e quarta (dia 14), as portas do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP), em São Domingos, estarão abertas para que os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente apresentem à comunidade o resultado de uma série de atividades e intervenções sociais que vêm sendo realizadas ao longo do ano, focando a questão ambiental. Serão realizadas palestras, oficinas, apresentação de resultados de pesquisas científicas e do desenvolvimento de tecnologias sociais, de baixo custo e que beneficiam à sociedade. 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Coral do CEEP Artes e Design se apresenta hoje no III Encontro Nacional de Corais 2012 na UNEB


O Coral Misto do Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design (CEEP), em Salvador, formado por 25 estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Regência, Instrumento Musical e Documentação Musical, participa hoje (dia 9), às 19h40, do III Encontro Nacional de Corais 2012 (Encantares). O Encantares, que foi aberto nesta quinta-feira (dia 08), no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus I, em Salvador, será realizado até sábado (dia 10). 

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Secretaria da Educação oferta mais 5.820 vagas em cursos técnicos

A Secretaria da Educação do Estado continua ampliando a oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com mais 5.820 vagas no segundo semestre de 2012. A oferta de cursos regulares, com duração entre 1.040 e 4.000 horas ocorre semestralmente por diferentes formas de articulação. Os cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional prepararam jovens e trabalhadores para uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho, de modo que atendam e se beneficie do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia. 

Estudantes homenageiam Jorge Amado com dança, música e teatro na cidade de Ilhéus

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (CEEP), em Ilhéus, irão prestar, nestas sexta (dia 09) e sábado (dia 10), das 15h às 20h30, uma homenagem a Jorge Amado no ano em que o mundo celebra o centenário do escritor. 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Península de Maraú ganha Pólo de Informações turísticas

O Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul (CETEP) inaugurou na última quinta-feira (dia 1º), o Pólo de Informações Turísticas da Península de Maraú. Este é o primeiro dos quatro pólos a serem instalados no Território antes do verão. Os demais funcionarão nos povoados de Tremembé, Caubi e Saquira. Nos pólos, os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo recepcionam os visitantes de todas as partes do Brasil e do Mundo interessados em conhecer as atrações culturais, históricas, arquitetônicas e, sobretudo, as belezas naturais da cidade que já foi chamada de Mayrahú e habitada pelos indios Mayra.

Nota de pesar

A Rede Estadual de Educação Profissional lamenta o falecimento do estudante Mateus Dias de Oliveira, do curso técnico em Biocombustível, do Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieria, em Ilhéus. Professores e colegas se solidarizam com a família neste momento de pesar.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Estudantes do CETEP do Vale do Jequiriçá participam de Oficina sobre Desenho e Grafite


Estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria, Enfermagem e Zootécnica do Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá (CETEP), em Amargosa, participam hoje (dia 1º), da Oficina de Desenho e Grafite, que acontece no Centro. A atividade tem o objetivo de incentivar a realização de produções artísticas no contexto escolar e promover a reflexão sobre a obra de arte como instrumento para ampliação do conhecimento e de mudança social. A matriz curricular da Educação Profissional da Bahia contempla atividades como estas na perspectiva de inovar e diversificar os currículos, promovendo o acesso dos estudantes, independente dos cursos que fazem, às artes como também ao conhecimento científico, à cultura e ao trabalho.