terça-feira, 13 de novembro de 2012

III Encontro de Estudantes do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer reunirá estudantes de toda a Bahia

A cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, sediará de 14 a 17 próximos, o III Encontro de Estudantes do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer da Rede Estadual de Educação Profissional. Com o tema “O profissional do Turismo em busca da Sustentabilidade”, o encontro terá uma vasta programação que envolverá, dentre outras coisas, palestras, seminários, mini-cursos, oficinas e visitas guiadas. 


A perspectiva é discutir o turismo do ponto de vista social, econômico e ambiental na Bahia que é um dos principais destinos turísticos do Nordeste brasileiro. Ao mesmo tempo, em que visa contribuir para a formação dos estudantes, tem a finalidade também, de dar visibilidade ao vasto campo de atuação destes futuros técnicos de modo que tenham maiores chances de uma inserção cidadã no mundo do trabalho nos territórios de identidade onde vivem, da caatinga ao litoral.

III Encontro de Estudantes do Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer reunirá estudantes de diferentes territórios de identidade da Bahia. O Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel será anfitrião do evento que já tem confirmadas as participações de estudantes do CETEP Litoral Sul, em Maraú, do CEEP em Logística Transporte e Produção Industrial, de Ilhéus, CETEP da Região Metropolitana de Salvador, de Camaçari, CETEP do Extremo Sul II, em Eunápolis, CEEP em Turismo do Leste Baiano, em Santo Amaro, Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, em Arraial D´Ajuda, Colégio Estadual Lomanto Júnior, de Salvador e do Colégio Estadual de Una.

No Estado, mais de 2.700 estudantes estão matriculados neste Eixo Tecnológico, nos cursos técnicos em Cozinha, Ecoturismo, Eventos, Guia de Turismo, Hospedagem, Lazer e Serviços de Restaurante e Bar. A abertura do Encontro está prevista para às 19h, do dia 14, no auditório da Uneb (Seabra) e poderá ser acompanhada online no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br. Serão abordados os seguintes temas: “O Papel da Educação Profissional na formação dos estudantes do Eixo Tecnológico Turismo Hospitalidade e Lazer”, “Gestão Pública do Turismo na Chapada Diamantina”, “Turismo e Sustentabilidade”, Contextualização Histórica de Seabra e Chapada Diamantina.

Na ocasião será apresentado o bocapiu, sacolas artesanais de palha, elaboradas por mulheres sertanejas que sabem conservar tradições e a cultura. A noite de abertura terá as apresentações de teatro “Lamparinas do Sertão” e de musicais da Banda de Pífano da Lagoa da Boa Vista e dos cantores Cleiton e Jair.

O segundo dia do encontro (dia 15), no D & O eventos, será aberto com o Seminário Turismo e Hospitalidade em busca da Sustentabilidade. Envolverá abordagens sobre questões como a “Transição do Circuito do Diamante para Rota Turística”, “Grutas, cavernas e piscinas naturais de Iraquara”, “Hotelaria Sustentável” e “Circuito arqueológico da Chapada Diamantina”.

No período da tarde, no Centro Educacional de Seabra, acontecerão atividades simultâneas. Uma delas se refere à apresentação de pôsteres confeccionados por estudantes do eixo, permitindo a troca de experiências. Serão realizados, ainda, oficina com artesãs da Palha do Licuri, Feira de Artesanato local, Exposição e pintura em tela ao vivo com o artista plástico Pedro Lima e oficina de Capoeira Angola, Samba Rural, Afoxé e Coco. Das 16 às 18h, Serão realizados mini-cursos, oficinas, leituras comentadas e mesas redondas sobre temas como “Educando, Guiando e Vivenciando a Cultura da Chapada”.

O terceiro dia será dedicado aos roteiros turísticos que, aliás, foram elaborados pelos estudantes do curso técnico de nível médio em Guia de Turismo do CEEP em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel. Diante das belezas históricas e naturais da Chapada Diamantina, visitas técnicas ocorrerão no Centro Histórico de Lençóis; no Museu do Garimpo e a Cachoeira das Piabinhas, em Mucugê e a Gruta Azul, em Iraquara. No último dia, os visitantes conhecerão mais sobre Seabra. O city tour passará pelo Bairro Vasco Filho que deu origem à cidade, pelo monumento que representa o centro geográfico do Estado da Bahia e pela Igreja do Bom Jesus, a maior da América Latina.

A estudante do 3° ano, Bárbara Teles, 17, enfatiza que para os roteiros de Iraquara, Mucugê e Palmeiras, todos os estudantes estão pesquisando e estudando sobre aspectos locais, para que as informações sejam bem transmitidas. “É importante sabermos falar sobre o lugar da visita. Por isso pesquisamos, estudamos muito e fazemos o roteiro antes para não termos nenhum contratempo”, disse.

A estudante fala sobre o tema do encontro. “A questão da sustentabilidade tem mesmo que ser trabalhada. Preservar as cidades, cuidar para que elas não sejam degradadas, é o que mais queremos que as pessoas aprendam aqui”, disse.

Joélia Oliveira considera que a temática escolhida contribui para o desenvolvimento dos estudantes e é um incentivo para que práticas sustentáveis sejam realizadas por um número cada vez maior de pessoas. Esta ação demonstra como a questão ambiental está presente na matriz curricular da Educação Profissional contribuindo para a formação de cidadãos plenos e conscientes do seu papel na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário