segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CETEP de Itapetinga promove IV Feira de Educação Profissional


Com o tema “Educação, Trabalho e Desenvolvimento”, os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (CETEP), em Itororó, promoveram nos dias 21 e 22, a IV Feira da Educação Profissional. Foram realizadas, dentre outras coisas, palestras, apresentações de tecnologias sociais, de baixo custo e que beneficiam a comunidade, prestação de serviços, apresentação de peças teatrais e degustação de produtos derivados da mandioca. 


O objetivo foi divulgar a Educação Profissional e as ações desenvolvidos pelos estudantes durante o ano letivo e que são pautados no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico. Além disso, a feira visa contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio do acesso ao conhecimento científico, às artes, à cultura e ao trabalho. Também teve a finalidade de disseminar informações de modo a sensibilizar outros jovens e trabalhadores dos territórios sobre os benefícios dos cursos que são ofertados de acordo com as demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do território, possibilitando assim maiores chances de uma inserção cidadã no mundo do trabalho.

Os estudantes do curso técnico em Agroecologia mostraram como fazer a “lâmpada ecológica”. Basta ter uma garrafa pet transparente que é encaixada nas telhas refletindo a luz do sol. É uma tecnologia social que foi aproveitada no próprio CETEP e que representa uma redução considerável do consumo de energia elétrica. “O ambiente fica realmente iluminado. O efeito equivale a uma lâmpada comum de 40 a 60 watts”, explica a diretora do Centro, Rosane Santos.

Outras intervenções sociais foram prestadas por estudantes do curso técnico de nível médio em Enfermagem. Quem participou da Feira, teve a oportunidade de fazer o teste de glicemia, medir a taxa de açúcar (glicose) no sangue e aferir a pressão arterial. Também ocorreu vacinação da antitetânica com a supervisão de professores e acompanhamento de um servidor da Secretaria Municipal da Saúde.

O estudante do 4°ano do técnico em Enfermagem, Weskley Santos, 20, explica que também houve apresentação teatral para contar a história da enfermagem e particularidades da profissão. “No nosso curso aprendemos que um profissional completo precisa ter ética, responsabilidade e compromisso social sempre. Amamos a enfermagem e nossa intenção foi passar isso para a comunidade”, se entusiasma. Com a formatura se aproximando, Weskley já decidiu a área que deseja atuar no mundo do trabalho. “Quero trabalhar diretamente com idosos. É um trabalho emocionante e muito gratificante”, acredita.

A turma de Agroindústria mostrou técnicas de processamentos de derivados da mandioca muito cultivada na região. Beijus, bolos, pizzas e pães que usam como base a mandioca e que foram produzidos pelos estudantes, puderam ser degustados na ocasião. As receitas também foram disponibilizadas.

Para a diretora Rosane Santos, a atividade contribui para a formação integral do estudante, de forma que se apropriem ainda mais dos conhecimentos e técnicas necessárias ao exercício profissional e da cidadania, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia. “É uma troca de conhecimento constante. Eles ensinam e aprendem a todo momento”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário