quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Secretaria da Educação oferta mais 5.820 vagas em cursos técnicos

A Secretaria da Educação do Estado continua ampliando a oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com mais 5.820 vagas no segundo semestre de 2012. A oferta de cursos regulares, com duração entre 1.040 e 4.000 horas ocorre semestralmente por diferentes formas de articulação. Os cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional prepararam jovens e trabalhadores para uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho, de modo que atendam e se beneficie do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia. 


Das 5.820 vagas ofertadas no 2º semestre, 3.330 foram para a forma de articulação Proeja Médio, ou seja, direcionadas para egressos da escola pública que concluíram o ensino fundamental, mas que não continuaram os estudos no ensino médio. Foram contempladas com estas vagas, pessoas maiores de 18 anos que poderão concluir o ensino médio em dois anos e meio e ainda receber o diploma de técnico de nível médio. Além destas, 240 vagas foram destinadas para pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram o ensino fundamental e estavam fora da escola (Proeja Fundamental). Neste caso, vão fazer qualificação em quatro ocupações (arco ocupacional), elevar a escolaridade, concluindo o ensino fundamental (8ª série) e adquirir a possibilidade de continuar o ensino na Rede Estadual fazendo um curso técnico de nível médio.

Também foram ofertadas 2.250 vagas pela forma de articulação subseqüente (Prosub), para quem já concluiu o ensino médio em escola pública e vai voltar para as salas de aula para fazer um curso técnico de nível médio. As vagas contemplaram estudantes que participaram do sorteio eletrônico realizado em dezembro de 2012 e indicaram no ato da inscrição a preferência por voltar a estudar no segundo semestre de 2012.

O superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, avalia que o Estado vem cumprindo seu papel em ampliar as oportunidades de formação dos jovens e trabalhadores. Ele destaca que os cursos são alinhados às demandas geradas pelo crescimento da Bahia. “A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia se tornou a terceira maior do país, segundo o Censo INEP/MEC. Isso demonstra o esforço que o Estado está fazendo para criar condições para estes jovens e trabalhadores aproveitem as oportunidades geradas pelo desenvolvimento da Bahia”, afirmou.

O superintendente destacou que as vagas foram direcionadas tanto para a capital quanto para o interior e estão sendo realizadas em Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e em unidades que ofertam Educação Profissional. “É uma opção do governo, ampliar a oferta em Salvador, mas também interiorizar e democratizar o acesso à Educação Profissional em consonância com as demandas territoriais, cadeias e arranjos socioprodutivos locais”, acrescentou.

5 comentários:

  1. OLÁ. GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE QUE DIA E QUAL MÊS COMEÇARA A INSCRIÇÃO PARA O SORTEIO ELETRONICO PARA OS CURSOS NA CEEP.E SE VAI SER ESTE SITE MESMO OU OUTRO. ANCIOSA AGUARDO RESPOSTA. DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  2. quando começa as insvriçoes desses cursos tecnicos qual e a data gostaria muito de participar.

    ResponderExcluir
  3. A data para as inscrições para o sorteio eletrônico, dos cursos técnicos de nível médio, forma de articulação subsequente (para quem já terminou o ensino médio em escola pública) ainda não foi definida. Acompanhe aqui Blog todos os detalhes e também no Twitter:@EPdaBahia, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br ou no Facebook:www.facebook.com.br/epdabahia

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, breve estaremos divulgando o período de inscrição. Acompanhe aqui pelo Blog e também pelo Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br todas as informações.

    ResponderExcluir