segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Centro Estadual de Educação Profissional é finalista do Prêmio Boas Práticas da Gestão Escolar


O projeto “A Luz de uma Nova Realidade”, do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP), em Salvador, foi um dos selecionados como exemplo de experiências bem sucedidas implantadas nas escolas públicas e privadas da Bahia para ser apresentado no 4º Telesseminário de Boas Práticas da Gestão Escolar. O evento, uma iniciativa conjunta da Secretaria da Educação do Estado e da Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC), aconteceu na última  quinta-feira (dia 22), no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

O projeto de intervenção social idealizado pelos estudantes do curso técnico de nível médio em Eletrotécnica e Eletromecânica é realizado no bairro de Mussurunga e objetiva a prevenção e redução de riscos de incêndios nas residências. Além disso, promove a conscientização da comunidade sobre os benefícios de uma instalação elétrica planejada, a exemplo da redução do consumo e a conseqüente diminuição do custo mensal da energia elétrica. A ação é baseada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia na medida em que os estudantes vivenciam situações reais da futura profissão.

Professor Ruy Braga, diretor do CEEP, explica que residências participantes do projeto são indicadas por representantes das Associações de Moradores e de Mães do bairro, durante assembléias coletivas no próprio Centro. “Eles indicaram o cadastramento de residências que tinham uma série de irregularidades como fios expostos, fios com emendas sem proteção, eletrodomésticos ligados por meio de contatos fio a fio, disjuntores fora do padrão, entre outras irregularidades que comprometem a segurança não só da residência, mas de toda a comunidade”, comentou.

Orientados por professores das disciplinas Desenho Técnico, Segurança do Trabalho, Eletrotécnica, Eletricidade e Eletricidade Predial, os estudantes realizaram a análise presencial do sistema elétrico das casas indicadas. Dez casas foram beneficiadas pela execução do projeto elétrico residencial. A carga horária das atividades contou como estágio supervisionado.

O professor Ruy Braga avalia o reconhecimento da intervenção social como consequência do trabalho construído coletivamente no cotidiano. “Estar entre os selecionados no Prêmio Boas Práticas nos faz fortalecer ainda mais nossas ações e nos faz querer projetar ainda mais nossos objetivos de levar adiante o trabalho que realizamos enquanto um Centro de Educação Profissional”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário