terça-feira, 30 de outubro de 2012

CETEP de Itapetinga ganha rádio escola e biblioteca com 3 mil exemplares

A comunidade estudantil do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (CETEP) está em festa com a inauguração nesta terça-feira (dia 30), da Biblioteca Duque de Caxias e da Rádio Escola CETEP Alternativa. As inaugurações fazem parte de uma série de atividades que serão desenvolvidas até a próxima quinta-feira (dia 1º), durante a I Semana da Educação Profissional do Centro que tem mais de 700 estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio. Estão previstas, ainda, várias atividades como palestras, oficinas e atendimento ao público.

6º Prêmio Professores Brasil: inscrições prorrogadas

As inscrições para o 6º Prêmio Professores do Brasil, que se encerrariam neste sábado, 27, foram prorrogadas até 10 de novembro próximo. É o que estabelece a Portaria MEC nº 1.300, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 26 (seção 1, página 9). A premiação valoriza práticas pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras nas redes públicas de ensino.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CEEP em Biotecnologia e Saúde promove Ciclo de Palestras sobre Doenças e Acidentes no Trabalho

O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep), em Itabuna, promove amanhã (dia 27), das 14h às 17h, a segunda edição da série de palestras do Ciclo Nacional Multidisciplinar de Estudo e Desenvolvimento (Cimed). O objetivo é envolver os estudantes dos cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Gerência em Saúde, sobre situações que serão vivenciadas no cotidiano de suas futuras profissões, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia que tem a intervenção social como princípio pedagógico e trabalho como princípio educativo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Estado forma em Brumado mais uma turma de técnicos de nível médio

De desempregada para empreendedora individual. Esta foi uma mudança significativa na vida de Luciana Alves (34) que, depois de 11 anos afastada da escola, voltou a estudar e no próximo sábado será diplomada técnica de nível médio em Vendas. Luciana está entre os 17 formandos que colarão grau pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (Ceep), em Brumado. Com estes, são mais de 1.400 novos técnicos de nível médio formados em 2012 pela Rede Estadual de Educação Profissional. Jovens e trabalhadores aptos a uma inserção cidadã no mundo do trabalho, preparados para atenderem e se beneficiar do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado da Bahia.

CETEP da Chapada Diamantina realiza IV Feira do Conhecimento

Os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Enfermagem, Edificações e Meio Ambiente do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina estão tendo a oportunidade de apresentar para os moradores do município de Wagner, as ações pedagógicas desenvolvidas no decorrer do ano, durante a IV Feira do Conhecimento: Arte, Ciência e Cultura, que acontece até esta quinta-feira (dia 25), das 9h às 17h, no próprio Centro.

Estudantes do Cetep de Itaparica desenvolvem tecnologias sociais

Uma bicicleta que gera energia. Este é o resultado de uma das tecnologias sociais, de baixo custo e que podem beneficiar a comunidade e o meio ambiente, desenvolvidas e apresentadas pelos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica (CETEP), em Paulo Afonso, na III Feira Tecnológica. A bicicleta, acoplada a um pequeno gerador, transmite a energia para o aparelho que acende lâmpadas do tipo LED.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Abertas novas vagas para os cursos técnicos em Arte Dramática e Instrumento Musical

A Secretaria da Educação do Estado está com matrículas abertas para a segunda turma do curso técnico em Arte Dramática, do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, na capital. São 30 vagas para o curso que tem como proposta, qualificar os estudantes para atuarem no mundo do trabalho como atores de teatro. Para a mesma unidade, também estão sendo ofertadas 30 vagas para o curso técnico em instrumento musical que é voltado à formação de músicos em uma cidade como Salvador onde há potenciais oportunidades de inserção no mundo do trabalho. As matrículas poderão ser feitas até o dia 16 de novembro no próprio colégio.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Estudantes apresentam em Pernambuco tecnologia social para captar água da chuva

Os estudantes do curso técnico em Meio Ambiente, do Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte (CETEP), apresentarão de 24 a 26 próximos, no Chevrolet Hall, em Pernambuco, o projeto de pesquisa para a captação e aproveitamento da água da chuva do telhado do Centro. O projeto de pesquisa foi um dos selecionados da 18ª Ciência Jovem, feira de ciências nacional promovida pelo Espaço Ciência, em Olinda. 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Inscrições para a I Feira de Ciências da Bahia e VII Feira Baiana de Matemática

Os professores e estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional têm até hoje (dia 19) para submeterem projetos na II Feira de Ciências da Bahia e VII Feira Baiana de Matemática, a ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2012, em Salvador - BA, promovida pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). 

Abertas inscrições para a Febrace 2013


Estão abertas as inscrições para a 11ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de março de 2013 na Universidade de São Paulo (USP). Podem inscrever-se estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico que tenham idades entre 14 e 20 anos. Os projetos devem se enquadrar nas categorias: Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Biológicas, da Saúde e Agrárias. Em 2012, três projetos desenvolvidos por estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional foram finalistas da Mostra de Talento e Inovação da 10ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Os projetos, usando tecnologias sociais, ou seja, tecnologias sustentáveis, de baixo custo, que beneficiam a comunidade, foram escolhidos entre 1.505 inscritos de todo o país. Agora, os estudantes da Educação Profissional têm nova oportunidade de mostrar seus projetos de pesquisa.

Vestibular 2012: Biblioteca Thales de Azevedo promove aula gratuita sobre a História da Bahia

Na manhã do próximo sábado (20), a Biblioteca Thales de Azevedo, no Costa Azul, vai promover uma palestra sobre a História da Bahia com o historiador André Luis da Silva Santos. Focada nos estudantes que irão enfrentar a extensa temporada de vestibulares, a palestra propõe desmistificar alguns aspectos construídos sobre questões étnicas do Estado da Bahia.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CEEP do Semiárido promove I Semana da Alimentação

Os moradores da cidade de São Domingos estão tendo a oportunidade de aprender um pouco mais sobre como os alimentos podem fazer bem ou mal à saúde. As orientações estão sendo repassadas por estudantes dos cursos técnicos em Alimentos e Agroindústria do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP), em São Domingos. Até a próxima sexta-feira, as atividades alusivas ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no 16 de outubro, acontecerão no CEEP e em escolas vizinhas para beneficiar, também, com oficinas e palestras, estudantes da educação infantil e do ensino fundamental. 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CEEP em Saúde e Gestão cria Memorial Escolar

O Centro Estadual Profissional em Saúde e Gestão (Ceep), em Guanambi, terá um Memorial Escolar que deverá ser aberto ao público no dia 1º de dezembro. O público terá acesso a livros, fotografias antigas, registros escolares e todos os documentos que ajudam a contar a história do Centro Educacional João Durval Carneiro, inaugurado em 1984 e que em 2010 foi transformado no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão. 

Estudantes estimulam prevenção a riscos de acidentes

Os estudantes do curso técnico de nível médio em Segurança do Trabalho, do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep), em Itabuna, estão envolvidos em uma série de atividades que visam difundir a cultura da segurança entre a comunidade estudantil. O “Calendário de Diálogo Diário de Segurança (DDS)” é uma destas ações. 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Estudantes do Colégio Estadual Polivalente de Santo Amaro promovem Caminhada Ecoturística

Os estudantes do curso técnico em Guia de Turismo, do Colégio Estadual Polivalente de Santo Amaro, estão desenvolvendo roteiros turísticos para que a cidade ganhe ainda mais visibilidade do que já tem por ser a terra natal dos cantores Caetano Veloso e Maria Betânia, do artista plástico Emanuel Araújo e dos mestres de capoeira e maculelê “Besouro Cordão de Ouro” e “Popó”. O que desejam é contribuir para que os visitantes conheçam um pouco mais da história e cultura da cidade e, inclusive, suas belezas naturais.

Filmes são exibidos para auxiliar estudantes no vestibular


Com o objetivo de auxiliar no aprendizado dos estudantes que estão se preparando para o vestibular 2013, neste mês de outubro, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré) exibirá filmes selecionados pelo exame.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Entusiasmo de estudantes marca aula inaugural do Pronatec e Projovem Urbano

Foto: Carla Ornelas/ Secom
Estudantes do ensino médio da Rede Estadual de Educação Profissional lotaram o auditório do Instituto Anísio Teixeira, nesta terça-feira (dia 02), para a aula inaugural, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Ao mesmo tempo aconteceu a aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) que está sendo ofertado pela primeira vez em Salvador pela rede estadual e é direcionado a jovens e trabalhadores entre 18 e 29 anos que estavam foram da escola. A aula foi retransmitida por videoconferência para 22 Diretorias Regionais de Educação.

I Seminário Produção, Segurança e Qualidade dos Alimentos: Da Produção à Mesa

A Escola de  Nutrição da UFBA, o Conselho Regional de Nutrição-5, o CECANE, o Centro Acadêmico de Nutrição e o AgroredeUFBA realizam hoje (dia 5), o  I Seminário Produção, Segurança e Qualidade dos Alimentos: Da Produção à Mesa, na Bilbioteca Universitária de Saúde, no bairro do Canela, em Salvador.