sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Formandos da Educação Profissional são aprovados no vestibular

Para os concluintes dos cursos técnicos em 2011 da Rede de Educação Profissional, o ano não poderia começar com melhor notícia. Depois de muita dedicação, o ingresso no ensino superior é a concretização de um sonho para os estudantes. Eles avaliam que a nova etapa possibilitará novos conhecimentos e o aperfeiçoamento do aprendizado adquirido na sala de aula, durante o período dedicado à formação técnica obtida nos Centros Territoriais, Estaduais e Unidades que ofertam Educação Profissional. 


Rafael Conceição Costa, 20, formando do curso técnico em Eletromecânica, do CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, em Salvador, foi aprovado no curso de Bacharelado em Química, na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Emocionado, diz estar realizando seu grande sonho e de sua família. “Dos meus cinco irmãos, sou o único que ingressou no ensino superior e fez um curso técnico. Estou me sentindo com grande responsabilidade diante de todos. Minha família está muito orgulhosa”, afirmou.

Aprovada no curso de licentura em Pedagogia, pela Uneb, campus Guanambi, Joana Darc de Araújo Bezerra, 18, concluinte do curso técnico em Enfermagem, explica que o aprendizado adquirido no decorrer do curso foi fundamental para seu desempenho no vestibular. “Tem gente que acha que só porque o nosso curso é técnico não estamos preparados para o vestibular. A nossa formação é muito completa e contempla disciplinas como português, matemática, física, química e outras. Pra quem não acreditava posso dizer que estou aqui e concretizei dois sonhos da minha vida: o curso técnico e agora o ingresso no ensino superior”, explicou a jovem reforçando que a concepção da Educação Profissional adotada na rede pública estadual da Bahia possibilita aos jovens uma formação integrada pautada na concepção do trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico.

Enem- Além das aprovações em Universidades Estaduais e Federais, os resultados dos estudantes dos cursos técnicos de nível médio no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) demonstram o crescimento da qualidade dos cursos integrados oferecidos pela Rede Estadual de Educação Profissional.

Esta é a realidade de Anselmo Silva, 19, formando do curso técnico em Comércio do CEEP em Saúde e Gestão, em Guanambi. Ele foi contemplado com uma bolsa integral no Programa Universidade para Todos (Prouni) para o bacharelado em Biomedicina, na Faculdade Guanambi. “Encaro a nova etapa da minha vida com muita garra e com a mesma dedicação dos anos que cursei o curso técnico. Em alguns momentos que achei que não iria conseguir, mas agora é realidade”, disse o estudante.

Jessica Ingrid, 18, formando do curso técnico em Enfermagem, do CETEP do Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte também foi contemplada pelo Prouni para o bacharelado em Enfermagem. “Posso resumir este momento como uma oportunidade de crescimento e concretizações. Vou estudar ainda mais para consolidar a carreira que sonhei. A estrada é longa, mas a sensação que tenho é de vitória”, disse.

O Professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional da Secretaria de Educação não vê contradição entre a formação técnica e formação superior. “Nosso objetivo é formar integralmente, de modo a permitir tanto a inserção no mundo do trabalho, quanto o prosseguimento dos estudos. UM estudante com formação técnica, não necessariamente s e afasta do mundo do trabalho e certamente terá desempenho melhor no curso superior ligado ao seu eixo tecnológico, tornando-se um excelente profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário