quinta-feira, 2 de junho de 2011

Educação Profissional prepara jovens e trabalhadores para atuação sustentável no mundo do trabalho

Na semana em que se comemora o Meio Ambiente, uma boa notícia: os estudantes da Educação Profissional estão sendo preparados para atuar de maneira sustentável no mundo do trabalho. Nos Centros Estaduais, Territoriais e unidades escolares que ofertam Educação Profissional, ações pedagógicas são realizadas, como parte da matriz curricular, na perspectiva de orientar os estudantes a terem uma postura de cuidado e proteção dos recursos naturais no exercício profissional, seja nos campos ou nas cidades. Neste contexto, a disciplina Saúde, Segurança e Meio Ambiente é obrigatória em todos os cursos técnicos de nível médio e a mesma abordagem está presente no PROEJA Fundamental.

As ações pedagógicas compreendem aulas teóricas focadas na responsabilidade de cada ser humano na proteção e conservação dos recursos naturais renováveis e não renováveis. Mas também aulas práticas que envolvem, por exemplo: plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, do Cerrado ou da Caatinga, restauração de mata ciliar, reciclagem de material de informática e coleta seletiva do lixo, combate ao desperdício, reaproveitamento de alimentos e até o controle de pragas e pesticidas no campo sem agrotóxico por meio de plantas e outros produtos orgânicos.

Todos os 72 cursos ofertados pela rede de Educação Profissional, onde estão matriculados 48.818 estudante, têm essa dimensão ambiental. O professor Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional, explica que os cursos são ofertados levando em conta as demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade e isso foi determinante para a instalação de cursos como os Técnicos em: Meio Ambiente, Controle Ambiental, Biotecnologia, Ecoturismo, Petroquímica, Química, Agricultura, Agroecologia, Agronegócios, Agropecuária, Zootecnia, Pesca e Psicultura, Agrimensura, Cooperativismo, Agroindústria, Apicultura, Açúcar e Álcool, Alimentação, dentre outros.


O superintendente lembra que a Bahia vive um momento histórico de crescimento em diferentes setores e a formação e qualificação dos técnicos deve também ser voltada a minimizar os impactos causados pela ação do homem no meio ambiente. “As demandas ambientais são cada vez maiores. Tanto que só o curso Técnico em Meio Ambiente tem 1.805 estudantes matriculados em 12 dos 26 Territórios de Identidade. A Bahia é um dos estados com maior biodiversidade do Brasil. Diante do contexto de desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado, devemos formar e qualificar profissionais conscientes de que são parte do meio ambiente e que cuidar dele é zelar pela nossa própria qualidade de vida e também das futuras gerações”, afirmou.

Exemplos de práticas sustentáveis

São vários os exemplos de práticas sustentáveis adotadas pelos estudantes da Educação Profissional. Os estudantes do Técnico em Meio Ambiente, do CETEP Alagoinhas/Litoral Norte, aproveitam espaços ociosos do centro para o plantio de culturas diversas como milho, abóbora, aipim e maracujá, para uso na merenda escolar. Também fazem a compostagem, ou seja, transformam material orgânico em composto para ser usado como adubo.


No CETEP da Chapada Diamantina, os estudantes do Técnico em Meio Ambiente desenvolvem experiências sobre uso racional da água e prestam orientação sobre este e outros temas à comunidade durante feiras e exposições realizadas no próprio centro. No CEEP em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador, estudantes ganharam prêmio na 5ª Olimpíada Brasileira de Meio Ambiente da Fiocruz, pela elaboração do Jornal A Voz de Gaia, abordando a degradação do Rio Camarajipe, no bairro Boa Vista do São Caetano.


As visitas de campo são também uma prática pedagógica dos cursos técnicos para contribuir com a formação cidadã dos estudantes. Depois de visita guiada à Embrapa Semiárido, a estudante do CETEP do Piemonte da Diamantina, em Capim Grosso, Dayane Brás, sentiu-se ainda mais motivada e consciente do seu futuro papel enquanto futura técnica em Agroecologia. “Esse tipo de atividade é muito importante, pois observando a grande diversidade da fauna e da flora da Caatinga, é que percebemos a necessidade de preservar e de atuar na educação ambiental para conservar as espécies que correm risco de extinção”.

Onde há oferta de Técnico em Meio Ambiente


O curso técnico em Meio Ambiente é ofertado nos seguintes Centros Estaduais de Educação Profissional: CEEP das Águas, em Barra, CEEP do Semiárido, em São Domigos, CEEP do Campo Milton Santos, em Arataca e no CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce, em Simões Filho. O curso também é ofertado nos Centros Territoriais de Educação Profissional: CETEP Itaparica, em Paulo Afonso, CETEP da Bacia do Rio Corrente, em Santa Maria da Vitória, CETEP Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, CETEP Bacia do Paramirim, em Macaúba, CETEP Sertão do São Francisco, em Juazeiro e no CETEP Chapada Diamantina, em Wagner. O curso é ofertado, ainda, nas seguintes unidades escolares: Colégio Estadual João Cardoso dos Santos, em Valença, Colégio Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, em São Sebastião do Passe e no Colégio Estadual Cidade de Camaçari, em Camaçari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário