quinta-feira, 9 de junho de 2011

Estudantes do Técnico em Guia de Turismo discutem Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Está preocupado com o futuro do meio ambiente e as consequências dos impactos ambientais? Esteja convidado a participar nesta quinta-feira (dia 09), da I Conferência sobre Meio Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Sustentável, realizada pelos/as estudantes do curso técnico em Guia de Turismo, do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, no bairro de Itapuã, em Salvador. A atividade é voltada à proteção da natureza e faz parte da comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último domingo (dia 05), por toda rede de Educação Profissional. Trata-se de mais uma ação que expressa a concepção da educação integral dos jovens e trabalhadores/as e a intervenção social como princípio pedagógico.


A I Conferência tem o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para refletir e discutir sobre os impactos ambientais gerados pelo estilo de vida da sociedade contemporânea e ressaltar a importância do turismo sustentável, que tem como princípio a preservação dos valores naturais e culturais de uma localidade, como estratégia de desenvolvimento local.

A comunidade estudantil e moradores do bairro de Itapuã estão envolvidos na organização do evento. Para isso, foi criada a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), que terá o objetivo de zelar, cotidianamente, pelas boas práticas pedagógicas de educação ambiental na unidade escolar. A comissão é composta por representantes do curso técnico em Guia de Turismo - Educação Profissional, da educação básica, professores, funcionários e moradores do bairro de Itapuã.

A programação é variada: envolve a discussão de práticas sustentáveis como plantio de árvores nativas, mutirão de limpeza, orientações de boas práticas ambientais, palestra sobre Saúde e Meio Ambiente e Práticas e saberes na perspectiva socioambiental e a pesquisa realizada pelos/as estudantes do curso técnico em Guia de Turismo: “Turismo e Meio Ambiente, uma relação possível”.

Antônia Reis, articuladora do curso, avalia a ação pedagógica fundamental para a mudança dos hábitos de consumo e adoção de um novo modelo de desenvolvimento socioambiental sustentável. “Como crescer culturalmente, socialmente, sem gerar tantos impactos ao nosso ambiente? Esta reflexão é que queremos provocar em nossos estudantes e nossa comunidade, apresentando alternativas para o turismo sustentável”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário