quarta-feira, 1 de junho de 2011

CETEP do Extremo Sul participa de campanha de combate à dengue

O combate ao mosquito transmissor da dengue é também uma responsabilidade da população. E foi justamente para chamar a atenção de todos quanto às medidas preventivas nesta luta contra o Aedes aegypti que os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, participaram de uma caminhada pelas principais ruas do município.

Conforme prevê a proposta pedagógica dos cursos técnicos de nível médio da Educação Profissional da Bahia, esse tipo de atividade contribui para desenvolver nos estudantes uma consciência cada vez maior de suas responsabilidades perante a sociedade, não só como futuros técnicos/as, como também enquanto cidadãos/ãs que contribuam para o bem-estar da coletividade. Este é princípio pedagógico da intervenção social.

Com faixas e cartazes, os/as estudantes, juntamente com outros atores sociais, a exemplo de agentes comunitários de saúde, procuraram orientar a todos quanto à necessidade da adoção de medidas simples, mas necessárias para evitar a proliferação do mosquito que pode levar uma pessoa à morte. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, na Bahia, 90% dos criadouros estão concentrados nos reservatórios de água ao nível do solo e em tanques elevados.

O CETEP do Extremo Sul tem 977 estudantes matriculados nos cursos técnicos em: Enfermagem, Controle Ambiental, Açúcar e Álcool, Manutenção e Suporte e em Informática.

Veja como você pode fazer a sua parte:

Mantenha os depósitos de água sempre fechados com tampa adequada

Lave toda semana com escova e sabão as caixas utilizadas para armazenar água
Jogue no lixo ou envie para a reciclagem todo material que pode acumular água
Guarde as garrafas com a cabeça para baixo
Não deixe acumular água da chuva na laje
Campanhas: Você pode orientar sua família e vizinhos a combater o mosquito

Onde são encontrados focos do mosquito transmissor da dengue?


Tonel, tanques, caixa d'água, calhas, casca de ovo, garrafas, vasilhames plásticos, fendas de rocha, buracos de árvores, casca de côco, vasos sanitário fora de uso, bromélias e todo e qualquer local que possa permanecer com água por mais de três dias.


Saiba mais sobre prevenção e controle da dengue
Acesse:
http://www.bahiacontraadengue.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário