quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Ouvidoria vai à Escola e amplia diálogo com a comunidade

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação
Os es­tu­dantes do Centro Es­ta­dual de Edu­cação Pro­fis­si­onal (CEEP) Luiz Na­varro de Brito, lo­ca­li­zado na La­pinha, em Sal­vador, ti­veram a opor­tu­ni­dade, nesta quinta-feira (24/09), de exer­citar a ci­da­dania. Por meio do pro­jeto Ou­vi­doria vai à Es­cola, re­a­li­zado pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, pu­deram apre­sentar re­cla­ma­ções, su­ges­tões e elo­gios sobre de­mandas da uni­dade, além de co­nhecer os ca­nais de co­mu­ni­cação abertos pelo órgão para re­ceber ma­ni­fes­ta­ções di­retas da co­mu­ni­dade es­colar. A ação acon­teceu pa­ra­le­la­mente no Co­légio Es­ta­dual Carlos Ma­righella, no Stiep, em Sal­vador.

"É in­te­res­sante ver as equipes saírem de seus ga­bi­netes e vir a nossa uni­dade co­nhecer as de­mandas", es­tu­dante Gus­tavo Viana

“Es­tamos es­ti­mu­lando a par­ti­ci­pação dos es­tu­dantes na co­mu­ni­dade es­colar, con­tri­buindo com a for­mação ci­dadã e mo­bi­li­zando em torno do pro­grama Educar para Trans­formar – um Pacto pela Edu­cação, que con­voca a par­ti­ci­pação de todos para a me­lhoria da edu­cação pú­blica na Bahia. Desde a cri­ação do pro­jeto em 2013, es­ti­vemos em 480 es­colas, e agora em 2015, che­gamos a 135 uni­dades na ca­pital e in­te­rior, com 1800 re­gis­tros de res­postas a de­mandas re­ce­bidas nas vi­sitas às es­colas,” ex­plica o ou­vidor da Edu­cação, Fran­cisco Neto. Para ele, o pro­jeto “tem tido uma apro­vação ex­ce­lente, com 92,6% de elo­gios e apoio à ini­ci­a­tiva”.

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação
O es­tu­dante do 4º ano do Curso Téc­nico em Lo­gís­tica, Gus­tavo Viana, 18 anos, res­salta a im­por­tância do pro­jeto Ou­vi­doria vai à Es­cola. “Essa ação é fun­da­mental, pois apro­xima a Se­cre­taria da Edu­cação das Es­colas. É in­te­res­sante ver as equipes saírem de seus ga­bi­netes e vir a nossa uni­dade co­nhecer as de­mandas dos alunos, dos ges­tores, pro­fes­sores e fun­ci­o­ná­rios. Nós temos que exercer nosso di­reito de ci­dadão, mos­trando as ne­ces­si­dades dentro da es­cola”, afirmou.



Re­pre­sen­tante dos edu­ca­dores no Co­le­giado Es­colar, o pro­fessor de So­ci­o­logia e His­tória, Ru­tem­berg Trin­dade Jr., afirma que “no mo­mento em que a Ou­vi­doria propõe vir para o es­paço onde o ci­dadão está usu­fruindo do ser­viço do Es­tado, essa apro­xi­mação tende a ser muito pro­vei­tosa para o aten­di­mento das de­mandas”.

Ou­vi­doria
O ci­dadão pode en­trar em con­tato com a Ou­vi­doria da Se­cre­taria da Edu­cação por meio do te­le­fone gra­tuito 0800 284 0011, do Portal da Edu­cação, do Portal da Ou­vi­doria Geral do Es­tado, pelo nú­mero 162 ou en­viar e-mail para ouvidoria@​educacao.​ba.​gov.​br. Os in­te­res­sados podem, ainda, com­pa­recer à sede da Ou­vi­doria da Edu­cação no SAC Edu­cação, lo­ca­li­zado no Ins­ti­tuto de Cacau, no Co­mércio, para se ma­ni­festar pes­so­al­mente.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário