terça-feira, 14 de abril de 2015

Estudante é selecionado para coordenação regional da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência

“Ciência é tudo na vida. Representa conhecimento, adquirido com estudos e pesquisas. Estou muito feliz com essa aprovação porque significa que vou ter mais suporte para compartilhar o meu aprendizado com os colegas e, assim, podermos nos tornar, cada vez mais, protagonistas na produção de novos conhecimentos, contribuindo para os avanços científicos no mundo”. A declaração é do estudante Jean Carlos da Silva Rodrigues, 18 anos, do curso técnico em Comércio do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina. Ele foi o único aprovado, na Bahia, no Processo Seletivo de Coordenadores Regionais 2015 da Associação Brasileira de Incentivo a Ciências (Abric). 


 Autor de alguns projetos desenvolvidos no Ceep de Jacobina, em parceria com outros colegas, e estudante-pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Jean Rodrigues passa, a partir da aprovação na Abric, a atuar como multiplicador de conhecimentos e incentivador de eventos de pesquisas científicas. Ele, que já vem realizando palestras sobre iniciação científica em escolas da rede estadual, conta que a sua participação em diversas feiras locais, estaduais e nacionais de Ciências – a exemplo das desenvolvidas pelo Centro (por onde se forma este ano) e a Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), da Secretaria de Educação do Estado da Bahia –, despertaram nele o interesse pela pesquisa.

“A aprovação de Jean, nesse processo seletivo, é de grande relevância tanto para a sua vida, como para a nossa unidade. Reflete um trabalho contínuo e comprometido de todos que compõem a equipe do Ceep Felicidade. Acreditamos no potencial do nosso estudante, com certeza essa é apenas uma das inúmeras vitórias que virão na sua trajetória acadêmica”, declarou a vice-diretora Cristiane Lima Procópio Silva.

As professoras-orientadoras Zeniara Jatobá e Laudiceia da Cruz Santos destacam que a pesquisa científica na Educação Profissional vem se consolidando como vetor de promoção e emancipação do sujeito, colaborando para a formação de alunos mais autônomos, protagonistas, construtores do conhecimento e capazes de intervir socialmente. “É nesse sentido que o Ceep Felicidade vem incentivando a Ciência na escola e tem colhido frutos significativos nos diversos movimentos científicos nos âmbitos nacional e internacional. A vitória de Jean e de outros colegas é resultado das suas trajetórias de interesse pela investigação científica”, comemora Laudiceia.

Fonte: Portal da Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário