terça-feira, 24 de março de 2015

Governador visita Cetep Piemonte do Paraguaçu em Itaberaba



Fotos: Manu Dias/GOVBA
No mês em que Itaberaba, na Chapada Diamantina, comemora o aniversário de emancipação política, a população é beneficiada com importantes ações na área da educação. O governador Rui Costa inaugurou, na tarde desta terça-feira (24), dois centros municipais de educação infantil, batizados de Professora Iracina Queiróz e Professora Hercília Dias Mascarenhas. Ainda na cidade, o governador entregou equipamentos, mobiliário e um veículo ao Centro de Referência de Atendimento a Mulher (Cram).


Os centros receberam investimento de R$ 1 milhão do governo do federal e reforçam o ensino público no município. “Eu coloquei a educação em primeiro lugar no meu governo. Na sociedade, existem dois pilares: a família e a educação. E as pessoas pedem mais segurança e esperam apenas mais polícias, mais presídios e mais viaturas. Claro que são fundamentais, mas eu incluo mais presença familiar e muito mais educação. A educação dá oportunidade e proporciona mudança”, enfatizou Rui Costa ao entregar as unidades.


Fotos: Manu Dias/GOVBA
Os centros dispõem de estrutura moderna. As instalações incluem salas de aula, brinquedoteca, parques infantis, banheiros e cantina. Para as mães dos alunos, as unidades passam a funcionar em bom momento. Roseane Ferreira, 24 anos, afirma que o centro infantil vai ser útil para conciliar suas tarefas. “Durante o dia, sou manicure e também estudo. Com a creche, vou deixar meus dois filhos num lugar seguro”.

Educação Profissional - Pouco antes da inauguração dos centros de educação infantil, Rui Costa visitou o Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu, onde falou com estudantes e educadores. Desde a fundação há 45 anos, por meio da oferta de cinco cursos, a unidade criou 665 vagas para estudantes do nível médio. Em 2015, esse número aumentou, chegando a marca de 1.061 alunos matriculados.

No estabelecimento, são oferecidos cursos os técnicos de Administração, Segurança do Trabalho, Nutrição e Dietética, Enfermagem, Agricultura e Manutenção e Suporte em Informática. Um dos alunos, Roberto Rebouças, 20, se matriculou no curso de Manutenção e Suporte em Informática, e as oportunidades começaram a aparecer. Ele relata como sua vida mudou. “Participar do curso me possibilitou ingressar no mercado de trabalho. Faço estágio remunerado na Uneb [Universidade do Estado da Bahia]. Agora é seguir me capacitando e crescendo na profissão”.

Atendimento à mulher - Ainda em Itaberaba, o governador entregou equipamentos, mobiliário e um
Fotos: Manu Dias/GOVBA
veículo ao Centro de Referência de Atendimento a Mulher (Cram), por meio do Programa Por Uma Vida Sem Violência, resultado de convênio firmado entre a Secretaria de Política para as Mulheres da Bahia e a Presidência da República.

“A luta contra a violência, sobretudo a violência contra a mulher, é uma batalha civilizatória. Mais uma vez, estamos nos reforçando para enfrentar esse problema social, que deixa a mulher em condição de vítima. São ações como esta que vão nos tornar vencedoras e mais felizes”, disse a secretária estadual de Política para as Mulheres, Olívia Santana.

O Cram de Itaberaba foi o primeiro a receber investimento. Em abril, outros cinco, localizados em Ilhéus, Camacã, Barreiras, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, receberão equipamentos e veículos, com investimento previsto de R$ 991,26.

Visita às escolas - Na segunda-feira (23), o governador Rui Costa encontrou a comunidade do Colégio Estadual Doutor Milton Santos, em Jequié. Já no próximo sábado (28/3) está prevista visita ao Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, no município de Monte Santo.


Fonte: Secom Ba

fonte: Secom Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário