terça-feira, 8 de julho de 2014

Dia Nacional da Ciência





Hoje, 8 de julho, comemoramos o Dia Nacional da Ciência.


Esta data foi instituída pela lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001 que prevê a divulgação pública do Dia Nacional da Ciência, assim como sua comemoração em todos os estabelecimentos educacionais do País, dando destaque a importância da ciência para o desenvolvimento do Brasil.

A data homenageia também a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), criada em 8 de julho de 1948, num momento marcado pelo fim da segunda guerra mundial em que as nações tomavam consciência da necessidade de incentivar a ciência para promover o desenvolvimento social e econômico.

Para conhecer um pouco mais sobre a SBPC visite a sua página: http://www.sbpcnet.org.br/site/

Educação Profissional é uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país, e para tanto articula teoria e prática, ciência, tecnologia e sociedade – trabalho, educação e desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Logo a ciência é de extrema importância para a formação integral do trabalhador.

Mas o que é ciência?

A palavra Ciência vem do latim SCIENTIA, que significa Conhecimento.

“A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza” (ANDER-EGG, 1978 p 15 apud MARCONI; LAKATOS, 1991, p 19)

O Brasil é um país que conta com grandes cientistas em diversas áreas e, por isso, tem dado contribuições significativas ao desenvolvimento científico mundial.

Nesta Copa do Mundo Fifa 2014 tivemos um grande cientista brasileiro em destaque, o professor Miguel Nicolelis que apresentou ao mundo o exosqueleto.  
Confira o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=V3H-q2UWfjg


Viva a Ciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário