segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dia do/a Agricultor/a

Hoje, dia 28 de julho comemoramos o Dia do/a Agricultor/a, dia do/a trabalhador/a  que utiliza os
recursos naturais como a água e o solo para fazer plantações e produzir grãos, frutos, verduras, etc. Além de utilizar equipamentos e maquinários específicos à sua função, o/a agricultor/a utiliza também técnicas apropriadas para o plantio de cada cultura.

A data foi instituída através do Decreto nº 48.630 de 27 de julho de 1960, do então presidente Juscelino Kubitschek. O presidente considerou três motivos para a criação deste dia, a ser comemorado festivamente no país:

  1. O país devia grande parte de sua prosperidade à economia agrícola; 
  2. É um ato de justiça reverenciar aqueles que se dedicam ao cultivo da terra, transformando em riqueza dinamizada as dádivas naturais;
  3.  E em 28 de julho 1960 se comemorava o centenário do Ministério da Agricultura, atualmente Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

É importante ressaltar que essa profissão precisa ser exercida pautada na sustentabilidade, que envolve não só o desenvolvimento econômico, mas também desenvolvimento social e principalmente o desenvolvimento ambiental. É preciso respeitar o equilíbrio e as limitações dos recursos naturais, visando não apenas o atendimento das necessidades do presente, mas garantindo também a possibilidade das gerações futuras atenderem às próprias necessidades.

Para garantir essa sustentabilidade ressaltamos a importância do papel da Educação Profissional para o/a Agricultor através de cursos de formação inicial e continuada – FIC (qualificação profissional) e cursos técnicos, no Eixo Tecnológico Recursos Naturais. A oferta desses cursos de forma gratuita vem sendo realizada através das Redes Públicas Federais e Estaduais de Ensino e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Conheça um pouco mais sobre os cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos  e no Guia Pronatec de Cursos FIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário