sexta-feira, 21 de março de 2014

Ações da Educação Profissional em comemoração ao Dia Mundial da Água podem ser divulgadas em site da Agência Nacional das Águas

Centros Territoriais, Estaduais e Unidades Escolares, em especial, que ofertam curso técnico de nível médio em Meio Ambiente, podem divulgar atividades pedagógicas que estão sendo desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorando amanhã (dia 22/03), no hotsite do Governo Federal “Águas de Março 2014”: http://aguasdemarco.ana.gov.br/2014/.

A página, idealizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), foi lançada em função da comemoração mundial, sendo uma boa oportunidade para os estudantes da Rede Estadual da Educação Profissional e demais internautas contribuírem com a disseminação de informações sobre eventos que estão promovendo com esta temática.


A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia oferta o curso técnico em Meio Ambiente em 09 Centros Territoriais, 07 Centros Estaduais, 05 unidades escolares compartilhadas e em 04 anexos, distribuídos em 17 dos 27 Territórios de Identidade do Estado. E, com base na matriz curricular, são desenvolvidas atividades pedagógicascentradas na responsabilidade do homem em proteger e conservar os recursos naturais seja renováveis ou não renováveis. Os futuros técnicos de nível médio também são chamados a refletirem sobre a escassez hídrica que atinge todas as partes do mundo, causada pela seca ou até mesmo pela poluição das águas. Também são orientados para atuarem como cidadãos conscientes, agentes multiplicadores de medidas sustentáveis que fazem muita diferença para a preservação da água, como: no dia a dia, desde o desperdício ao tomar banho, ao lavar o carro e não descartar lixo nos rios e lagos.

Sobre o dia mundial- O dia Mundial da Água é celebrado amanhã (dia 22/03), e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, realizada em 1993. Desde então, é mundialmente celebrado, levando a comunidade a refletir os desafios relacionados a evitar o desperdício deste recurso natural tão precioso.

Neste ano, no qual a comemoração traz a reflexão o tema “Água e energia”, o Brasil, país que detêm aproximadamente 12% da água doce do planeta, tem o desafio de pensar a gestão dos recursos hídricos em seus mais diversos usos, garantindo o acesso a água e promovendo seu uso sustentável para as atuais e futuras gerações, além de levar a população a refletir sobre os usos que têm sido feito desse bem finito.

Critério- A justificativa para a escolha desta temática  se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, por exemplo, um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis.

Outro dado da ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa para energia em países com escassez de água.

Com informações: ANA



Nenhum comentário:

Postar um comentário