quinta-feira, 27 de março de 2014

Itaberaba recebe série de Oficinas de Diálogos Sociais

Foto: Diálogo Social
em Itaberaba
A série de “Oficinas de Diálogo Social” chega a sua terceira edição e está sendo realizada no município de Itaberaba, pertencente no Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu.  O evento acontece hoje (dia 27/03), até às 18h, e amanhã (dia 28/03), das 8h30 às 18h, no Bela Vista Web Hotel. Esta é uma iniciativa da Secretaria da Educação (SEC) por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suprof), fruto de convênio celebrado com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)


A série de Oficinas reúne diferentes atores sociais e tem o intuito de estimular à participação efetiva da comunidade na troca de ideias para o fortalecimento, consolidação e promoção da Educação Profissional do Estado da Bahia. Ao final destas oficinas, será consolidada a metodologia participativa de mapeamento da demanda de Educação Profissional da Bahia.

Juvenal Morais da Silva Júnior, diretor do CETEP Piemonte do Paraguaçu I, situado em Itaberaba, está participando da atividade. Para ele a troca de idéias é o caminho para o fortalecimento da Educação Profissional como política pública de Estado. “Esta oficina é mais uma oportunidade para apresentarmos e sintetizarmos as demandas apresentadas no cotidiano pelos diferentes atores do Território de Identidade na tentativa de contribuir mais para a consolidação da Educação Profissional em benefício do desenvolvimento da região e do nosso Estado”.


Carlos Eduardo Dourado Bastos, diretor da Direc 18, também está participando das Oficinas. Para ele, a série de Diálogos Sociais é o exercício da democracia. “Esta é mais uma forma democrática de apresentar propostas e chegarmos a uma decisão que beneficie a todos, nada mais justo que contar com a participação da população para construirmos uma Educação Profissional de qualidade, democrática e que tenha a voz da comunidade”.
 

Durante o evento serão levantadas as necessidades e demandas de Educação Profissional para subsidiar a elaboração da publicação “Promoção do Diálogo Social e Mapeamento da Oferta e Demanda de Educação Profissional nos Territórios de Identidade”, a partir da análise da realidade socioeconômica e Ambiental do Território.

Também serão temas de discussão a realidade do Território de Identidade, os desafios do desenvolvimento do Território de Identidade e suas oportunidades, as demandas e necessidades da Educação Profissional.

Próximas oficinas- A quarta oficina será realizada na próxima quarta-feira (dia 02/04) e quinta-feira (dia 03/04), tendo sede o município de Ipirá, do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe.  Também contará com a participação dos diferentes atores sociais, representantes de organizações da sociedade civil, comunidade escolar, gestores das DIREC’s, comunidade local (movimentos sociais e representantes do Colegiado Territorial), Sindicatos, Empresários, Trabalhadores, Poder Público e outras instituições. 

Até junho deste ano, serão realizadas outras seis edições contemplando os Territórios de Identidade Bacia do Jacuípe, Piemonte da Diamantina, Sertão Produtivo, Bacia do Paramirim, Itaparica e Região Metropolitana de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário