quinta-feira, 27 de março de 2014

Projeto do CETEP Sisal é destaque no Programa Ciência na Escola

Foto:Apresentação do Projeto
O projeto “Estudo dos impactos decorrentes da urbanização no entorno do Açude do Gravatá na cidade de Serrinha-Bahia” desenvolvido por estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Mineração e Edificações, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP), em Serrinha, foi escolhido como exemplo de boas práticas pedagógicas para ser apresentado no projeto de culminância do Programa Ciência na Escola/ Ensino Médio: construindo e inventando inovações educacionais em 2013. O evento acontece amanhã (dia 28/03), a partir das 8h30, e é uma iniciativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT).


Foto:Professora Danuzia
Danuzia Maria de Oliveira, diretora do CETEP, considera que o reconhecimento do trabalho elaborado reflete o esforço e dedicação dos estudantes e dos professores. “Sem o comprometimento de nossos estudantes e dos professores não estaríamos em destaque. Uma pesquisa envolve muita dedicação, os estudantes se aprofundam nos aspectos teóricos e vão para campo aplicar este conhecimento. É uma ação que beneficia a todos, os estudantes aprendem, a sociedade é beneficiada. Neste processo, a imagem do Centro é fortalecida, pois está cumprindo seu papel social”, avaliou.

O projeto de intervenção social apresenta a análise dos impactos da expansão urbana no entorno do Açude do Gravatá e suas consequências para o ambiente físico e social. Segundo Elmo José Carneiro Carvalho, professor dos cursos técnicos e coordenador do projeto, o Açude do Gravatá foi construído no início do século passado com o objetivo de armazenar águas da chuva para amenizar os efeitos da seca, fenômeno freqüente na região.

O professor também explica que a partir da década de 70, a cidade é beneficiada com a
Foto:Professor Elmo
instalação da água encanada, e o Açude passou a ser destinado ao recebimento de parte da rede esgotos efluentes domésticos, entrando num processo de degradação ambiental. “Com o processo da expansão humana, a cidade começa a crescer no entorno do Açude, contribuindo também para o desmatamento da mata ciliar”, explicou o professor.


A pesquisa, de caráter interdisciplinar, envolveu conhecimentos das disciplinas de Geografia, Biologia e Química, sendo dividida em três subprojetos e os cursos técnicos envolvidos ficaram responsáveis pelo desenvolvimento de cada área específica da sua formação. Os estudantes do curso técnico em Análises Clinicas realizaram a análise dos dados referentes a qualidade do padrão físico, químico e biológico da água do Açude do Gravatá. Para isso, contaram com o apoio do Laboratório de Análises Clínicas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Já os estudantes do curso técnico em Edificações, realizaram análises do impacto da urbanização na cobertura vegetal da rede hídrica do Gravatá, como também, na quantidade de lixo presente no local. E os estudantes do curso técnico em Mineração utilizaram a ferramenta de navegação por satélite, GPS, para realizar a marcação dos pontos onde as coletas de água foram realizadas. “Em laboratório, os estudantes de mineração com o uso de imagens de satélite fizeram o mapeamento da rede hídrica e, posteriormente, marcaram no mapa os pontos onde as amostras de água foram coletadas”, disse.

O professor também explica que a subdivisão possibilitou obter um maior aprofundamento na análise do objeto de estudo. “Devido as inter-relações existentes entre os elementos que compõem a pesquisa, a presença da interdisciplinaridade contribuiu para a compreensão de partes do processo, onde cada área do conhecimento deu sua contribuição possibilitando, desta forma, o entendimento das relações existentes na área de estudo”, disse.

O resultado parcial do projeto, considerado preocupante, mostra a tendência para o desenvolvimento de determinadas doenças, a exemplo de: verminoses, esquistossomose, diante da grande quantidade de caramujos encontradas no local; existência de pequena mata ciliar por conta da urbanização; presença de plantas baronesas, que indicam poluição no recurso hídrico, existente por conta do lançamento de esgoto doméstico.
Foto: Equipe do CETEP e Direc 12

Com a conclusão do projeto, a ideia é alertar as autoridades a cerca da degradação ambiental detectadas no Açude do Gravatá, reforçando a necessidade de implementar políticas públicas como, por exemplo, de saneamento básico e de esgotamento sanitário. Além de conscientizar a comunidade sobre os riscos de utilizar este recurso hídrico em virtude de ser receptor de uma rede de efluentes sem tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário