quarta-feira, 24 de julho de 2013

Estudantes da Educação Profissional promovem hoje desfile com material reciclado

Os figurinos foram produzidos com garrafas pets, sacolas plásticas e papéis reciclados


Os estudantes dos cursos técnicos em Alimentos, Cozinha, Hospedagem e Rede de Computadores, do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP Bahia), em Salvador, promovem nesta quarta-feira (dia 24), às 19h, um desfile de moda feito com peças confeccionadas com material reciclado. A ideia é despertar e estimular, por meio da criatividade, a importância da conscientização e preservação ambiental, demonstrar como é possível contribuir para um mundo melhor por meio de ações sustentáveis, de cuidado e proteção dos recursos naturais e como a formação técnica e profissional que os estudantes recebem contempla o social, o econômico e também o ambiental. 


Esse tipo de ação reflete o currículo da Educação Profissional, na perspectiva de orientar os estudantes a terem uma postura de cuidado e proteção dos recursos naturais,  além de assumirem o consumo responsável, a reciclagem e a formas sustentáveis de eliminação de resíduos no exercício profissional. 

Com base nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Filosofia, Sociologia, Psicologia e Metodologia do Trabalho Científico, os estudantes foram estimulados a pesquisarem sobre as temáticas do meio ambiente, sustentabilidade, origem dos alimentos, receitas sustentáveis, mundo do trabalho, relações sociais, além de discutirem medidas de proteção ambiental. “Queremos formar um novo conceito de meio ambiente e sustentabilidade por meio de ações cidadãs e conscientes, voltados para o meio ambiente e a sustentabilidade,” explicou a professora Cláudia Maria de Carvalho Sampaio, orientadora da atividade.
  
 Os figurinos foram produzidos com garrafas pets, sacolas plásticas e papéis reciclados, coletados pelos estudantes junto à comunidade em que moram. “Nossa ideia é mostrar que se realmente quisermos, podemos evitar maiores estragos com o nosso meio ambiente. Esperamos contribuir um pouco na mudança de hábitos das pessoas para que elas possam reconhecer a reciclagem como algo benéfico e fundamental para salvar nosso planeta”, disse a estudante do curso Técnico em Cozinha, Renilda Rodrigues, 47. 

Serão apresentadas 15 peças de vestuário, dentre elas: vestido de noiva, confeccionado com saco plástico branco, baiana de acarajé feita com jornal, estilo country constituído com jeans envelhecido customizado com retalho de tecidos e revistas, traje noturno confeccionado com coador de café reciclado. Os outros trajes são: orixá das águas, havaiana, banho, casual, esporte fino, africano, africana, indígena, dama de vermelho, natureza e país do futebol. 

Para a preparação do evento, cada curso ficou responsável por uma tarefa. Os estudantes do curso técnico em Hospedagem, por exemplo, estão responsáveis pela organização do evento, no compete à decoração do ambiente que está sendo produzida com materiais recicláveis, divulgação, apresentação do desfile, cobertura em fotos e filmagem. A sonorização do evento será preparada pelos estudantes do curso Técnico em Rede de Computadores. Haverá também uma apresentação musical em voz e violão, feita por um professor. 

 O encerramento do desfile será marcado por um jantar preparado pelos estudantes dos cursos: Técnico em Alimentos e Técnico em Cozinha, uma oportunidade para colocar em prática técnicas como: organização e o planejamento de cardápio, higienização dos alimentos, entre outras. A comunidade estudantil poderá saborear delícias da culinária italiana, como: penne ao molho branco de frango e talharim ao molho bolonhesa. As sobremesas serão da culinária brasileira, cocada de goiaba e cocada de maracujá. “Além de levar a reflexão sobre a conscientização e preservação do meio ambiente, o evento também proporciona aos estudantes a oportunidade de colocar em prática seu aprendizado, aprimorando um pouco mais suas habilidades, e, consequentemente, tendo mais experiência e interesse pela formação técnica”, disse a professora Cláudia. 

Para a diretora de desenvolvimento pedagógico da Educação Profissional, professora Cristina Kavalkievicz, avalia que “ações educativas como estas possibilitam o desenvolvimento da consciência crítica do estudante e esta contribui para o avanço social e humano na perspectiva da profunda transformação social”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário