sexta-feira, 1 de junho de 2012

II Fórum Mundial de EPT: Estudantes dos Centros Estaduais de Educação Profissional ensinam como aproveitar lixo eletrônico

Os estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional continuam demonstrando no II  Fórum Mundial de EPT, em Florianópolis, uma série de tecnologias sociais, de baixo custo, sustentáveis, que beneficiam as comunidades dos locais onde vivem. Na mostra de pôsteres realizada ontem (dia 31), os participantes aprenderam sobre reaproveitamento do lixo tecnológico por meio do projeto Metareciclagem apresentado pelo Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP). O professor do curso técnico de Informática, Toni Carvalho, explicou que os estudantes separam diversos computadores quebrados, extraem deles as peças que ainda funcionam e remontam em um só computador que é doado para associações da comunidade. 



“As peças que realmente não funcionam mais ganham novas funções. O monitor, por  exemplo, pode virar uma casinha para cachorros”, concluiu. Estudante do curso, Emanuela Souza, 15, está animada com tudo que tem visto. “A cidade é linda demais. O Fórum tem coisas incríveis. É uma Experiência inesquecível”, disse. Sobre o trabalho que apresenta afirmou que trata-se de uma contribuição para a inclusão digital, além de contribuir para a proteção do meio ambiente.

O CEEP em Processos e Controle Industrial Newton Sucupira trouxe para o Fórum o projeto de intervenção social que realiza na comunidade de mussurunga, em Salvador. Os estudantes do curso técnico em eletromecânica fazem a instalação elétrica de casas da comunidade. “A associação do bairro aponta as casas mais urgentes e os estudantes fazem a instalação correta”, explicou o diretor Rui Braga.

O estudante Carlos Souza, 17, está entusiasmado com toda a viagem. “Nunca tinha viajado de avião. Estou conhecendo pessoas de outros países. É muito bom. O Fórum abriu a minha visão para muitas coisas. Conheci novas tecnologias, expliquei o meu projeto, conheci uma nova cultura. Nunca vou me esquecer disso”, garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário