sexta-feira, 22 de junho de 2012

Estudantes da Educação Profissional apresentam ações pedagógicas no Festsol de Itororó


Aproveitando o momento junino e o grande fluxo de turistas na cidade, os estudantes dos cursos técnicos do Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga (Cetep), localizado em Itororó, participam hoje (dia 22), do Festival da Carne do Sol (Festsol), realizada na praça principal. O objetivo é apresentar ações pedagógicas desenvolvidas por eles, tecnologiais sociais, de baixo custo e que beneficiam a comunidade, além de prestar orientações sobre questões como cuidados com a saúde e orçamento familiar.

Por meio do projeto “Você + sacola permanente = a mundo melhor”, os estudantes dos cursos de Técnico em Agroecologia e Agroextrativismo, conscientizarão os participantes sobre o uso da sacola retornável em substituição à tradicional sacola de plástico. Também distribuirão sacolas feitas com lona, ensinando como materiais podem ser reaproveitados para evitar a degradação do meio ambiente. Os estudantes do curso Técnico em Agroindústria, como o projeto “Banana uma fruta versátil”, vão incentivar a comunidade para o consumo das diferentes espécies de bananas por conta de seus valores nutricionais e vão explicar a importância dessa fruta para a economia do Território de Identidade.

Os estudantes do curso Técnico em Informática prometem surpreender os visitantes com o projeto “Utilização Criativa de Sucata Eletrônica”. No stand, serão expostas peças produzidas a partir do lixo eletrônico, como os imãs de geladeira feitos com teclados de computadores quebrados que serão distribuídos no local gratuitamente. O projeto vai destacar também, a importância de descarte do lixo eletrônico de forma que não agrida o meio ambiente.

A importância do planejamento dos gastos domésticos e estratégias para o equilíbrio do orçamento familiar, serão informações dadas pelos estudantes dos cursos Técnicos em Administração e Cooperativismo. Os estudantes vão ensinar, por meio de uma tabela, como um orçamento doméstico pode ser feito evitando endividamentos futuros.

Já os estudantes dos cursos em Enfermagem e Nutrição vão dar informações importantes sobre as doenças sexualmente transmissíveis e como evitá-las. Irão distribuir preservativos e panfletos com receitas feitas com energético natural e guloseimas juninas nutritivas para que todo mundo aproveite bem as festas de São João. Serão dadas dicas para uma alimentação saudável como forma de aumentar a qualidade de vida da comunidade.

A diretora do Cetep, Rosana Santos, destaca que esta ação pedagógica, pautada na intervenção social como princípio pedagógico e no trabalho como princípio educativo, vai possibilitar aos estudantes praticarem os aprendizados adquiridos em sala. “É também uma forma de propagar a escola e de dialogarmos com a comunidade por meio das prestações de serviços e da troca de experiências”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário