sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dieese apresenta dados estratégicos para a Educação Profissional da Bahia

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apresenta hoje  (dia 29), o resultado de dados estratégicos levantados sobre a Educação Profissional no Estado. Aberto ao público, o Seminário de Apresentação de Metodologia e Dados Estratégicos para a Educação Profissional da Bahia acontece na Fundação Luiz Eduardo Magalhães (Flem), no CAB, das 9 às 18h, com a participação de diferentes atores sociais e representantes da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, Secretaria de Planejamento do Estado, IBGE, dentre outros. 


Os dados envolvem oferta, demanda, disseminação de informações, utilizando, inclusive, o georeferencimento como uma das ferramentas para visualização da realidade da Educação Profissional e de outros indicadores socioeconômicos por Territórios de Identidade. Também será lançado o segundo Anuário da Educação Profissional da Bahia por Territórios de Identidade e outros produtos como os Cadernos de Implantação dos Conselhos e de Formação dos Conselheiros dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional.

Este conjunto de ações é resultado do convênio intitulado Desenvolvimento Metodológico, Formação, Produção de Dados Estratégicos e de Ferramentas de Apoio à Gestão da Educação Profissional da Bahia, celebrado entre o DIEESE e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação. O objetivo é contribuir para a renovação e expansão da Educação Profissional da Bahia por meio de estudos, subsídios, desenvolvimento de metodologias, formação, capacitação e assessoria aos gestores públicos e atores sociais.

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, disse que este trabalho reúne indicadores estratégicos que irão subsidiar a ampliação da oferta da Educação Profissional na Bahia. “Os indicadores levantados pelo Dieese são valiosos por várias razões. Se por um lado apresentam um diagnóstico sobre a Educação Profissional na Bahia, subsidia o Estado para as tomadas de decisões sobre questões que vão desde a expansão da oferta, passando pela análise e acompanhamento da composição dos custos dos cursos de Educação Profissional, com recomendações para elevação da qualidade pedagógica e efetividade social”.

Almerico ressaltou que esse trabalho envolveu a participação de diferentes atores sociais. “Tivemos a formação dos conselheiros que contribuíram para o desenvolvimento de metodologias de acompanhamento e controle social das políticas públicas de Educação Profissional no Estado. Esta foi outra grande contribuição deste trabalho”, destacou.

Interior – Este seminário também está sendo realizado no interior do estado. Nesta semana, reuniu em Ilhéus e Vitória da Conquista, gestores, professores, estudantes, representantes das Direcs, das universidades, dos Institutos Federais de Educação Profissional, Sistema S, de instituições municipais ligadas à educação e trabalho, da sociedade civil organizada, dos colegiados territoriais, dentre outros. O objetivo foi apresentar para os produtos gerados pelo convenio e que poderão ser utilizados como ferramentas de planejamento e execução de ações voltadas para o desenvolvimento da Educação Profissional da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário