terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Gestores e técnicos da Educação Profissional ganham bolsas de pós-graduação do MEC

O desempenho da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, que ganha repercussão nacional pelos princípios, concepções e avanços obtidos nos últimos quatro anos, foi contemplada com 15 bolsas de pós-graduação pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A especialização para gestores da Educação Profissional dos Sistemas Estaduais de Ensino está sendo ministrada no Instituto Federal do Paraná, em Curitiba. O objetivo é formar os servidores do quadro para garantir a permanência da política pública de Educação Profissional na Bahia. 

O curso tem duração de 12 meses e carga-horária de 360h, sendo 120 presenciais e 270 à distância. Dentre os temas abordados estão: Educação Profissional, Mundo do Trabalho, Administração Pública e Pedagogia. Foram contemplados gestores do CEEP do Semiárido, em São Domingos, CETEP Médio Rio das Contas, em Ipiaú, CETEP Sertão Produtivo, em Caetité, CETEP do Semiárido Nordeste II, em Ribeira do Pombal, CETEP do Extremo Sul I, em Teixeira de Freitas, CEEP em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador, CETEP Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte e CETEP Bacia do Paramirim, em Macaúbas.

O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, disse que um dos critérios de escolha dos gestores e técnicos foi o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em benefício da comunidade escolar e em prol do desenvolvimento da Educação Profissional na Bahia. “Todos os contemplados são servidores efetivos, pessoas que ao longo dos anos têm dado uma contribuição valiosa à rede estadual e, em particular, à Educação Profissional. Com esta pós-graduação, eles continuarão a beneficiar a rede ao multiplicarem e aplicarem os novos conhecimentos adquiridos; foram reconhecidos pelo desempenho institucional, pedagógico e financeiro e vão contribuir para dar assegurar esta política pública”, acredita.

Novos cursos – O superintendente disse que a Rede Estadual de Educação Profissional acabou de ser contemplada com mais sete vagas de pós para professores do eixo tecnológico gestão e negócios. “Também estamos articulando com o MEC e o Instituto de Saúde Pública da Ufba e a Escola Técnica do SUS para sediar na Bahia uma pós para o eixo tecnológico Saúde, Segurança e Meio Ambiente. A Bahia foi escolhida por ter a maior oferta deste eixo”, comemora.

Amadurecimento Profissional - Para Crispim Nelson da Silva, diretor do CEEP do Semiárido, em São Domingos, “uma pós com foco na Educação Profissional nos leva a mudar e amadurecer a nossa concepção sobre o contexto da Educação Profissional no Brasil. Além de possibilitar um amplo entendimento sobre a gestão nesta área”.

A especialização reúne gestores e técnicos de diferentes estados brasileiros como: Paraná, São Paulo, Acre, Pará, Minas Gerais, Brasília, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo entre outros, o que proporciona uma troca valiosa de experiências. Para Heloisa Boaventura, gestora do CETEP Semiárido do Nordeste II, em Ribeira do Pombal, “o curso é uma oportunidade de adquirir conhecimento de forma sistemática sobre Educação Profissional alinhando teoria e prática. Por meio das teorias teremos mais amadurecimento sobre a prática que realizamos no cotidiano. É uma experiência enriquecedora para a realização do nosso trabalho.”

Para Ligia de Oliveira, técnica da Superintendência de Educação Profissional, “além de ampliar o conhecimento sobre o contexto histórico da Educação Profissional e da legislação vigente, com o curso, será possível aprofundar o aprendizado a respeito da gestão pública atrelada à Educação Profissional. Sem dúvida, esta será mais uma ferramenta de trabalho que irá enriquecer as nossas ações do cotidiano”, disse.

4 comentários:

  1. Sobre a notícia "Gestores e técnicos da Educação Profissional ganham bolsas de pós-graduação do MEC".
    A cada dia que passa me decepciono mais com o tratamento dado aos professores.
    Quando haverá investimento de verdade em docência?
    Trabalho no CEEP-Semiárido em São Domingos, sei que é considerado escola de porte especial, entretanto, o “E$PECIAL” (assim mesmo, com cifrão) só diz respeito aos gestores, mas o professores, pobres coitados...
    Sem nunca ter recebido uma capacitação sequer, dão conta de uma carga estressante, com um currículo desnorteador, e em seus contracheques não aparece nada de “e$pecial”, só muito trabalho e nenhum reconhecimento.
    Uma gestão dessa(do CEEP-Semiárido), que por “mérito”, recebe até bolsas de pós-graduação do MEC, parece estar no caminho certo. Nem coragem tiveram de montar chapa para as eleições de diretores, pois havia a garantia de que o apadrinhamento político os acobertariam para continuidade do cargo. É isso que vemos na educação da Bahia, sacrifício de muitos para privilégio de poucos.
    Que decepção, senhor secretário de educação!!!
    Prega tanto moralidade e transparência, quando na verdade a prática, demonstra resquícios de uma orientação “carlista”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado/a professor/as

      Em atenção ao seu comentário, esclarecemos que o fortalecimento da Educação Profissional passa por investimentos em todos os setores dos centros e unidades da Rede Estadual de Educação Profissional, como infraestrutura, laboratórios, equipamentos e também recursos humanos. O investimento na qualificação dos gestores da Educação Profissional é parte estratégica para a melhoria da qualidade de ensino. Portanto, melhorar a gestão da Escola significa, também, investir na qualidade do ensino.
      É importante destacar que a Secretaria está investindo na qualificação dos docentes. Foram inúmeros seminários e encontros pedagógicos promovidos desde 2007. Só em 2011, foram realizadas, dentre outras atividades, seis encontros pedagógicos, o II Encontro de Educação Profissional da Bahia e I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Bahia, estes dois últimos com a participação de mais de 800 professores e estudantes. Para o ano de 2012, já foi firmado convênio com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB) que visa, inicialmente, a formação de mais de 1.600 professores. Outro contrato, objetiva o apoio às oficinas de formação sobre o Trabalho como Princípio Educativo, Incubadora de Empreendimentos Econômicos e de curso de pós-graduação em Educação Profissional.
      No que diz respeito às eleições, o processo é claro, democrático e transparente. Conforme o edital, onde a eleição não ocorreu por alguma questão técnica, está prevista a realização de novo outro pleito.

      Att,

      Adm Blog

      Excluir
    2. Prezado Administrador
      Fiquei satisfeito em saber que respondeu-me, o que não quer dizer que fiquei satisfeito com a resposta. O que o senhor cita parece mais fantasia do que realidade. Quando falei que não havia capacitação, não havia mesmo, ou estas capacitações estão sendo apenas para os diretores ou para um grupo de professores que não fazem parte do quadro do CEEP-Semiárido São Domingos, pois nunca nem ouvimos falar nos encontros que o senhor citou. Estes inúmeros seminários e encontros pedagógicos promovidos desde 2007. Estes seis encontros pedagógicos, o II Encontro de Educação Profissional da Bahia e I Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Bahia, tenho certeza que não houve convite aos professores, provavelmente, só os diretores devem ter comparecido, principalmente se havia fornecimento de Certificados pela participação, pois há um frenesi entre alguns diretores.
      Acho que chegou o momento de ser mais transparente, redirecionar para quem de fato precisa de capacitação, e não, esconder informações de tais eventos ou até mentir, dizendo que não são para os professores.
      A Secretaria de Educação da Bahia é responsável pela divulgação dessas informações e pela efetiva aplicação ao servidor e manutenção de sua participação. Deveria haver responsabilidade jurídica, pela não aplicação adequada de tais capacitações a quem tem direito. Outro inconveniente é manter uma educação pautada nos mesmos moldes do passado, professores insatisfeitos, descontentes com a posição que ocupa.
      Fica aqui a sugestão, divulguem melhor, principalmente no Portal do Servidor, que é um site que freqüentamos constantemente.
      No mais, fica o contínuo registro da minha decepção.

      Excluir
    3. Informamos que a Suprof possui as listas de presença com o nome dos professores e gestores que participaram de todos os eventos relacionados à capacitação, a exemplo dos Encontros Pedagógicos, Encontros de Educação Profissional e Feira de Ciência e Tecnologias Sociais da Bahia. Levaremos em consideração a sua sugestão no que se refere a ampliarmos a divulgação dos eventos, ressaltando que além do Portal do Servidor, o/a senhor/a pode ter acesso de maneira mais sistemática de todas as ações relacionadas à Educação Profissional da Bahia que são amplamente divulgadas no Portal da Eduação, no blog da Educação Profissional e na mídia de um modo geral.

      Att Adm Blog.

      Excluir