quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CETEP Piemonte Norte do Itapicuru debateu tema estágio com segmentos da sociedade


O Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte Norte do Itapicuru (CETEP Piemonte Norte do Itapicuru), em Jaguarari, promoveu no último dia 18, o I Encontro dos Atores Sociais do Território do Piemonte Norte do Itapicuru. Além de divulgar as ações dos cursos técnicos de nível médio, o evento teve o propósito de buscar parcerias com os diversos segmentos da sociedade para contribuir com a inserção dos/das jovens no mundo do trabalho por meio do estágio.

Para José Tarcísio, vice- diretor pedagógico do Centro, por meio do debate foi possível reforçar o entendimento que o estágio é um ato educativo, componente curricular obrigatório, adotado para a educação profissional da Bahia.

A ação está em consonância com a proposta implantada pela SUPROF na educação profissional da Bahia, que vê o Centro como um instrumento do desenvolvimento territorial e a interação com a sociedade civil como processo de controle social da política pública. Isto também é parte da formação do/a estudante, enquanto trabalhador/a e sujeito de direitos.

Além dos/as estudantes dos cursos técnicos de nível médio, o encontro contou com a presença de representantes da DIREC-28, do sindicato dos servidores públicos, da Prefeitura Municipal, da Mineração Caraíba e da Cooperativa Agrícola de Trabalhadores Rurais do município, entre outros.

O CETEP Piemonte Norte do Itapicuru foi instituído pela portaria 8677, de 17 de abril de 2009, em substituição ao antigo Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, beneficia a outros municípios que integram o integrado o Território: Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso. Filadélfia, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.

Nele são ofertados os cursos técnicos em nível médio de Agropecuária, Mineração, Administração e Enfermagem. Por meio do Programa TRILHA / ProJovem Urbano (Formação Inicial e Continuada) também acontece qualificação profissional nos municípios Campo Formoso e Senhor do Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário