quinta-feira, 4 de março de 2010

Educação no campo forma uma nova sociedade rural

Cerca de 350 agricultores e filhos de trabalhadores no campo serão diplomados nos cursos de técnico em enfermagem, pedagogia da terra e técnico em agropecuária, ministrados no Centro de Formação do Assentamento Serra Verde, em Senhor do Bonfim, cujas instalações estão em fase final de construção.

O projeto é coordenado pelo Movimento dos Trabalhadores Acampados, Assentados e Quilombolas (Ceta) e envolve a difusão de novas tecnologias em um modelo próprio de produção, alfabetização de jovens e adultos, em uma educação do campo pautada na sustentabilidade ambiental.

Marivania de Jesus, coordenadora estadual do Ceta, destacou que, no Assentamento Serra Verde, vivem 23 famílias, produzindo frutas e verduras orgânicas, são vendidas nas feiras da cidade e comercializados pelos supermercados. “Aqui é o local ideal que encontrei para viver, isso depois de andar muito pelo mundo”, disse o agricultor assentado Jonas Guimarães Reis. Ele e a esposa Veraldina plantam abóbora, aimpim, maracujá e verduras orgânicas, produtos que garantem a renda da família. “Estamos bem e felizes aqui”, disse Veraldina.

Fonte: AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário