segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Estudantes baianos participam do Fórum

Pela primeira vez Alan Araujo dos Santos, 19 anos, estudante do Curso Técnico em Agroindústria do Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jequiriçá, município de Amargosa, vai viajar para fora do Estado. Ele faz parte da delegação formada por 120 alunos, professores, coordenadores e diretores dos Centros Estaduais, Territoriais e Unidades que ofertam Educação Profissional na Bahia, que irá participar de segunda (dia 23) a sexta-feira que vem (dia 27), do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

Alan não esconde a ansiedade: "A nossa expectativa é que a gente possa tá trazendo coisa nova para o nosso centro, adquirir bastante conhecimento, novas práticas, trocar experiência com as pessoas". A vontade de aprender mais e mais é tão grande, que Alan quer aproveitar tudo, conversar até com pessoas de outros países mesmo não sabendo falar outro idioma. "Eu vou tentar me integrar com todas as pessoas, mesmo que precise de tradução. Um enroleixon todo mundo fala. Se vou tá lá com uma pessoa disposta a passar conhecimento, mesmo que fale outra língua, vou buscar algúem pra traduzir, tentar entender. O que importa é que eu possa aprender coisas novas", sorri.

Durante o Fórum, além de participar das conferências e debates, os estudantes apresentarão experiências desenvolvidas por eles nos Centros Estaduais e Territoriais e nas unidades de Educação Profissional no estande do Governo do Estado da Bahia. Alan por exemplo, vai levar produtos derivados do abacaxi. Outros centros apresentarão produtos feitos com beneficiamento do leite, defensivos orgânicos para o combate de pragas nas lavouras e até instrumentos musicais feitos com material reciclado.

Há um mês de concluir o curso Técnico em Agroindústria, Alan Araujo Santos, já sabe que esta participação no Fórum Mundial de Educação Profissonal e Tecnológica será valiosa. "Em nenhum outro governo apareceu esta oportunidade de levar a gente para outro Estado em um evento importante como este. Achei isto muito bom, uma forma de integrar os alunos, sem falar que ir para Brasília já vai pesar no meu currículo", comemora.

2 comentários:

  1. Essa foi uma chance impar e maravilhosa para quem pode ir. Espero que nossos reps repassem suas experiencias pra nos!
    Aguardamos isso galera!

    ResponderExcluir
  2. Quem diria hein Alan...hehe

    ResponderExcluir