terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Secretaria da Educação inicia matrícula para 46.490 novas vagas na Educação Profissional

Foto: Arquivo SUPROF
A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia inicia a matrícula para o primeiro semestre de 2015 com a oferta de 46.490 novas vagas para cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional ofertados nos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares da capital e interior. 

A oferta contempla o maior número de vagas na forma de articulação Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI), no total com 23.320 vagas, seguido de 10.415 para o Proeja Médio e 735  para o Proeja Fundamental. Na forma de articulação Prosub, foram ofertadas 12.020 vagas, preenchidas por meio de sorteio eletrônico, realizado em 04 de novembro do ano passado. 

O ingresso na Rede Estadual de Educação Profissional é uma oportunidade para os jovens e trabalhadores baianos obterem qualificação profissional necessária para atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento local. 

De acordo com calendário especial, específico para alguns Centros de Educação Profissional e unidades escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio no interior, as matrículas para os cursos ofertados nas formas de articulação Proeja Fundamental, Proeja Médio e EPI  foram iniciadas ontem (dia 27/01) e seguem  até sexta-feira (30/01). Confira Centros e unidades com oferta

Ainda conforme o calendário especial, no período de 02/02 a 06/02, será realizado a confirmação de matricula para os contemplados no sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio na forma de articulação subsequente, dos seguintes Centros do interior: confira.

Para os demais Centros, as matriculas novas obedecerão o calendário oficial da Secretaria da Educação. O período de 24/02 a 03/03 será destinado para as matrículas nas formas de articulação Proeja Fundamental, Proeja Médio e EPI. Já a confirmação de matricula para os contemplados no sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio na forma de articulação subsequente ocorrerá de 09/03 a 11/03. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design (CEEP), em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro, diante de convocação realizada pela gestão do Centro.
  
Veja as formas de articulação que se adequa a você:  

Proeja Fundamental - destinado a estudantes com mais de 18 anos que concluíram o ensino fundamental (4ª série ou 5º ano), podendo fazer um curso de qualificação e ao mesmo tempo elevar a escolaridade.

Proeja médio - beneficia maiores de 18 anos que concluíram o ensino fundamental (8ª série/9º ano) e querem fazer um curso técnico de nível médio. Pelo Proeja Médio, o estudante concluirá o ensino médio e também receberá o diploma de técnico de nível médio.

Subsequente - voltado para os estudantes que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino ou que tenha cursado o ensino médio em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista integral, e querem voltar para a escola para fazer um curso técnico. Nesta forma de articulação, o acesso ocorre por meio de sorteio eletrônico, com inscrições abertas em período específico, normalmente, no final do ano, divulgado amplamente pela Secretaria de Educação, por meio da Superintendência de Educação Profissional.

EPI- A Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI)  contempla cursos técnicos integrados ao ensino médio com duração de quatro anos. Beneficia jovens que estejam concluindo o ensino fundamental em escola pública.

Documentação necessária: No ato da matrícula, o estudante deve apresentar as seguintes documentações: Original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade; original e cópia do CPF; original e cópia do comprovante de residência; Carteira do SETPS para unidades escolares do município de Salvador. 


Cronograma – Matrículas Novas / Calendário Especial

Atividade
Período
Matrícula Proeja Fundamental/ Proeja Médio e EPI
27/01 a 30/01
Matrícula PROSUB
02/02 a 06/02


Cronograma – Matrículas Novas / Calendário Oficial

Atividade
Período
Matrícula Proeja Fundamental/ Proeja Médio e EPI
24/02 a 03/03
Matrícula PROSUB
09/03 a 11/03


Nenhum comentário:

Postar um comentário