terça-feira, 20 de janeiro de 2015

20 de janeiro: Dia do Farmacêutico

Hoje (dia 20/01), comemoramos o dia do Farmacêutico, profissional formado no curso bacharel em Farmácia, responsável, dentre outras funções, pela elaboração de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, além da prestação de assistência à pessoas na busca de remédios para cura de doenças. A data foi instituída em 23 de março de 2007, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio da Resolução nº 460.

A data também celebra a criação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), fundada em 1916, considerada, naquele período, maior instituição representativa da categoria no país, com seus profissionais reconhecidos por relevante papel social dos farmacêuticos e pela sua extrema generosidade.

Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), a função do farmacêutico é exercida em 71 diferentes áreas dentre elas, farmácias hospitalares e veterinárias, laboratórios toxicológicos e de análises clínicas, instituições de saúde pública e indústrias farmacêuticas, alimentícias e cosméticas. 

Formação Técnica- Aqui na Bahia, a Rede Estadual de Educação Profissional oferta o curso técnico em Farmácia, pela forma de articulação EPI e Prosub, no CETEP Médio Rio das Contas, em Ipiaú. O técnico em Farmácia atua sob a supervisão do farmacêutico e pode exercer função nos diversos segmentos da área: realizar operações farmacotécnicas, identificar e classificar os diferentes tipos e formas de farmacêuticas, composição técnica e preparação, além de utilizar técnicas de atendimento ao cliente, por meio de orientações sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos. Saiba mais sobre o curso. Acesse o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC).

Com informações do CFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário