segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CEEP em Gestão e Negócios do Norte Baiano promove II Fórum de Educação Profissional e I Feira das Profissões

 Mundo do Trabalho: reflexões e desafios” será tema do II Fórum de Educação Profissional e da I Feira das Profissões promovida pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Norte Baiano (CEEP), em Juazeiro. O evento será iniciado  hoje (dia 25/11) das 14h às 19h, e amanhã (dia 26/11), das 8h às 19h, no Centro de Cultura João Gilberto.




Os eventos têm como proposta possibilitar aos estudantes e a comunidade debater um pouco mais sobre a Educação Profissional, seus princípios e fundamentos, além das práticas desenvolvidas pelos estudantes nos seis cursos técnicos ofertados no Centro: Contabilidade, Recursos Humanos, Secretariado, Serviços Públicos, Transações Imobiliárias e Vendas.

O professor Flávio Wenzel, vice-diretor administrativo financeiro do CEEP é um dos integrantes da comissão organizadora do evento, e comenta que as ações permitirão aos estudantes uma maior compreensão acerca das perspectivas de atuação no mundo do trabalho, permanecendo no seu local de origem. “Por meio das palestras, eles terão a oportunidade de ouvir, dos profissionais experientes, quais são as exigências para o exercício da sua futura profissão, além de ampliar a visão sobre as possibilidades de atuação aqui mesmo no Território, possibilitando e se favorecendo do desenvolvimento socioeconômico e ambiental”.

Viviane Matos Souza, professora da disciplina de Língua Portuguesa é uma das orientadoras das atividades, diz que o Fórum e a Feira têm a função de quebrar os estereótipos que giram em torno da Educação Profissional. “Iremos mostrar para a nossa comunidade que a formação da Educação Profissional é uma formação integral e cidadã, nossos estudantes não são formados somente para a técnica, eles se preocupam com o próximo e também com ações que gerem o desenvolvimento sustentável do território. Esta é uma ação extremamente integradora, pois possibilita a reflexão sobre a importância do trabalho coletivo, afinal na vida profissional, a produção não depende somente de ações individuais”.

Programação- A abertura do evento está marcada para às 14h, da próxima segunda-feira (dia 25/11), e serão ministradas palestras com os temas: Os Desafios da Educação Profissional; Gestão do comportamento e as redes sociais; Princípios éticos na atualidade; e Relações de gênero e Inclusão Social. As palestras serão ministradas por professores de Universidades Federais e profissionais técnicos do Território.

Na terça-feira (dia 26/11), a partir das 8h, será realizada a I Feira das Profissões, onde serão apresentados os projetos elaborados pelos futuros técnicos, mostrando o potencial de cada curso e profissão. Os estudantes do curso técnico em Serviços Públicos irão explicar quais são as suas possíveis áreas de atuação, desde operações decorrentes de programas e projetos de políticas públicas, funções de apoio administrativo, até o auxilio no controle dos procedimentos organizacionais e dos recursos humanos. Também será exposto um painel de fotografias e depoimentos de colaboradores de instituições públicas e privadas do município relatando suas experiências ao longo das suas carreiras profissionais.

A turma do curso técnico em Secretariado irá relatar qual é o perfil atual do profissional dessa área, ressaltando quais são as ações executadas no dia a dia, como: organização da rotina diária e mensal da chefia ou direção, estabelecimento de canais de comunicação da direção com interlocutores, controle e arquivamento de documentos, entre outros.

Os estudantes dos cursos técnicos em Contabilidade, em Recursos Humanos, em Transações Imobiliárias e em Vendas, irão expor o projeto “Estudantes Empreendedores”, cujo propósito é incentivar e valorizar as ações empreendedoras desenvolvidas pelos futuros técnicos. “Iniciamos este projeto, com base em discussões oriundas das aulas. A partir da troca de experiências, os estudantes relataram sobre seus negócios, onde criam e inovam. Iremos mostrar estas produções que são desenvolvidas no próprio ambiente familiar e que muitas vezes são a base para sua sobrevivência”, explicou Joana Pereira de Souza, professora da disciplina Psicologia das Relações Humanas nas Organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário