quinta-feira, 13 de junho de 2013

Estado forma mais 96 técnicos de nível médio no interior do Estado


Sábado (dia 15) está sendo aguardado com muita expectativa por Vanessa Kruschewsky, 27 anos. A data marcará sua formatura de técnica de nível médio em Gerência em Saúde. Vanessa faz parte da primeira turma do curso a ser formada pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna (CEEP) que diplomará, também, novos técnicos de nível médio em Biotecnologia, Enfermagem e Nutrição e Dietética. A solenidade, às 19h, será realizada na área de convivência do Centro. Antecedendo a colação de grau, nesta sexta-feira (dia 14), será realizado, às 19h, um culto ecumênico também no CEEP.


Ao todo são mais 96 novos técnicos formados pelo Governo do Estado no interior da Bahia, jovens e trabalhadores, assim como Vanessa, que antes mesmo de concluir o curso já estava inserida no mundo do trabalho. “Trabalho na área, na recepção de internamento do Hospital Calixto Midlej Filho. Estou muito feliz. Antes deste curso tinha passado por problemas pessoais, tinha perdido alguns sonhos. Mas o curso foi um recomeço, já consegui emprego, com o que ganho ajudo minha avó que me sustenta e aos meus dois filhos Roberto Gabriel e Miguel. Só penso em seguir em frente, me tornar melhor a cada dia. Sinto-me uma vencedora e quero ser um exemplo para eles”, comemora.


Taylane Santos Castro, 20 anos, formanda do técnico em Biotecnologia, disse que o curso foi gratificante, principalmente porque conquistou seu primeiro emprego. “Comecei a trabalhar assim que terminou estágio em janeiro deste ano em uma empresa de análise de controle de qualidade de alimentos e água. O curso é maravilhoso, me abriu perspectivas na área de pesquisa e trabalho em laboratório. Me identifiquei muito ao ponto de entrar na faculdade de biologia. Valeu à pena. O melhor retorno que poderia ter é o emprego na área que sempre quis trabalhar”.


Willian Andrade, 21 anos, é um dos concluintes do Técnico em Enfermagem. Está feliz com as oportunidades que estão surgindo com a formatura. “Para mim o curso foi ótimo. Posso dizer que sou um profissional preparado para atuar na área. Já estou com expectativa de emprego em uma rede de farmácia e espero começar na semana que vem. Não vou trabalhar como técnico em Enfermagem, mas o curso contou positivo para que eu conquistasse a vaga. Minha expectativa agora é que com esse emprego eu possa pagar minha faculdade”, comemora.


A professora Josonita da Silva Marinho, diretora do CEEP em Biotecnologia e Saúde, diz que toda formatura é sempre um momento de grande celebração para toda a sociedade que já é beneficiada por intervenções sociais realizadas pelos estudantes ao longo do processo formativo. “Eles participaram de atividades extraclasses, como a Feira de Saúde na Praça José Bastos, com ações nas áreas de saúde, incluindo ações da enfermagem, nutrição, segurança do trabalho, gerência em saúde e a biotecnologia no cotidiano. A partir de agora, enquanto profissionais, darão outras contribuições à sociedade, pois receberam uma formação multidisciplinar e estão preparados para o mundo do trabalho, em áreas com demandas crescentes”, assegura.


Mais de 20 mil formados - Com estes, já são mais de 20 mil jovens e trabalhadores formados pelo Governo do Estado, a partir de 2007, com a reestruturação da Rede Estadual de Educação Profissional. Com a oferta de cursos alinhados às demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade, os formados têm maiores oportunidade de trabalhar e permanecer em seus locais de origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário