terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Estudantes da Educação Profissional apresentam tecnologia social no Peru

Os estudantes Cleriston Menezes, Rafael Nunes e Josenira de Matos Marques, do curso técnico em Agroindústria, do Colégio Estadual Pio XII, em Jaguaquara, participaram na cidade de Lima, capital do Peru, da XXII Feira Escolar Nacional de Ciências y Tecnologias 2012 (FENCYT), durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Peru. Eles apresentaram o “Secador econômico para desidratação de tomates reutilizando materiais recicláveis”. Este foi um aos três projetos brasileiros selecionados. Trata-se de uma tecnologia social, de baixo custo e que beneficia a comunidade. 

O projeto foi selecionado em função de sua pertinência com relação ao foco do evento, ao rigor científico apresentado e pelo seu impacto social. Em março deste ano, este mesmo projeto foi finalista da Mostra de Talento e Inovação na 10º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Orientados pela professora Valéria Sousa Brito, que acompanhou os estudantes na viagem, e co-orientados pelo professor Alex José Ramos dos Santos, os estudantes desenvolveram o secador econômico utilizando papelão, folhas de jornais, plástico e outros materiais reaproveitados. Serve para desidratar o tomate transformando-o em tomate seco. Em conserva, o tomate pode ser utilizado em pizza e outras receitas. Em pó, o tomate pode ser usado em caldos e sopas. Esta tecnologia social é considerada uma fonte alternativa de renda da comunidade, até porque podem reaproveitar tomates machucados com pouco valor comercial.

A ação pedagógica possibilita aos estudantes a oportunidade de aprenderem conteúdos e trocar experiências, o que contribui para sua formação na medida em que compreendem e vivenciam particularidades da futura profissão. Estimular a pesquisa científica é uma das bases da Educação Profissional do Estado da Bahia, pois contribui para que os estudantes compreendam os fundamentos científicos e tecnológicos do sistema produtivo onde atuam e também o contexto socioeconômico e ambiental dos territórios de identidade dos quais estão inseridos.

A FENCYT é um dos mais tradicionais eventos de estímulo ao protagonismo juvenil pela Ciência e Tecnologia na América Latina e reúne, anualmente, os 52 melhores projetos desenvolvidos pelos estudantes das escolas peruanas. Além do projeto baiano, foram selecionados mais dois projetos de escolas públicas brasileiras: “Reutilização de telas touch screen em células fotoeletroquímicas do tipo Gratzel”, do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus São Mateus e o “Leite Funcional: como produzir e sua importância na alimentação, da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato”, do município de Palmeiras das Missões, no Espírito Santo.

Para Nelma Porto, diretora da unidade escolar, é uma honra ver os estudantes da Educação Profissional levando nome do Colégio e da Educação do Estado da Bahia para ser conhecido no mundo. “A participação dos nossos estudantes em eventos como este, mostra o reconhecimento pelo esforço e dedicação. Também considero como uma oportunidade de avaliarmos o quanto a Educação Profissional da Bahia vêm fazendo a diferença ao reafirmar seu compromisso de ofertar uma educação com qualidade que procura incentivar e investir nos estudantes para ingressarem no universo da pesquisa”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário