segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Estado forma 570 novos técnicos de nível médio no interior

A Rede Estadual de Educação Profissional forma mais de 500 técnicos de nível médio no interior neste mês de dezembro. O resultado reflete o compromisso firmado pelo Governo da Bahia que, a partir de 2007, assumiu a Educação Profissional como política pública de Estado e ampliou de 4.016 para mais de 60 mil o número de jovens e trabalhadores matriculados em 75 cursos técnicos de nível médio, sendo preparados para atender e se beneficiar das demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. 

O CETEP da Bacia do Paramirim (CETEP), em Macaúbas, formará 281 jovens e trabalhadores. A colação de grau dos técnicos de nível médio em Contabilidade, Secretaria Escolar e Enfermagem, está agendada para esta terça-feira (dia 18), a partir das 18h, no Ginásio Poliesportivo Kidão. Na quarta-feira (dia 19), no mesmo local e horário, acontecerá a solenidade dos técnicos em Edificações, Vendas e Meio Ambiente. Na quinta-feira (dia 20), às 19h30, haverá uma missa em ação de graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas.

Amanhã (dia 18), também começarão a programação que marca a formatura de 66 novos técnicos em Agropecuária e Agronegócios, do Colégio Estadual Sete de Setembro, em Sento Sé. Ás 19h30 será realizada missa em ação de graças na Igreja Católica São José. Na quarta- feira (dia 19), às 19h30, acontece um Culto Ecumênico na Igreja Evangélica Congregacional. A solenidade de colação de grau está agendada para a quinta-feira (dia 20), às 19h, no Ginásio de Esportes João Carlos Rocha.

Também serão formados 70 novos técnicos em Agropecuária, Enfermagem, Edificações e Meio Ambiente, pelo CETEP da Chapada Diamantina, em Wagner. A colação de grau acontecerá na sexta-feira (dia 21), às 19h30, no Auditório James Whrite, do Instituto Ponte Nova.

O Centro Territorial de Educação Profissional Sertão Produtivo (CETEP), em Caetité, realizou sábado (dia 15), no Auditório da Rádio Educadora, a solenidade de formatura de 84 técnicos em Administração, Enfermagem e Mineração. Na quinta-feira (dia 13), foram formados 29 técnicos em Enfermagem, do CETEP Portal do Sertão. A cerimônia ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, em Feira de Santana. No início do mês, o anexo do CETEP do Sertão Produtivo, em Caculé, realizou a colação de grau de 40 técnicos em Enfermagem.

São jovens e trabalhadores que receberam formação pedagógica pautada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico. Estão aptos a uma inserção cidadã no mundo do trabalho. Jovens como Gilmara Oliveira, 18 anos, formanda em Técnico em Meio Ambiente, do CETEP da Chapada Diamantina, que termina o ano com dupla comemoração. “Fui aprovada no concurso de técnico em Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente de Utinga. Estou muito feliz com a conclusão do curso e ansiosa para colocar meus conhecimentos em prática e incentivar as pessoas a zelarem do meu ambiente em que vivemos”, avalia.

Para a formanda do curso técnico em Enfermagem, Arali Xavier Fontoura, 31, do CETEP Portal do Sertão, por meio do curso foi possível realizar um grande sonho. “Por alguns momentos, acreditei que não conseguiria concluir o curso, por conta das dificuldades particulares que enfrentei. Mas graças ao apoio dos meus familiares e de todos os profissionais da escola, eu consegui, agora sou uma técnica em Enfermagem, novas portas irão se abrir”, comemora.

Heloyse Cândida Silva, 26, formanda do curso técnico em Contabilidade do CETEP da Bacia do Paramirim, em Macaúbas, também comemora a inserção no mundo do trabalho e avalia que a formação foi fundamental para que hoje esteja sendo reconhecida profissionalmente. “A qualificação nos leva a acreditar que somos capazes para romper barreiras. Com este conhecimento pude ver que sou capaz de ir longe e sei que vou conseguir ter uma vida melhor. É prazeroso para mim estar sendo reconhecida como profissional, ainda mais na minha cidade. É um privilégio esta oportunidade”, afirma a jovem que está trabalhando em um escritório de contabilidade do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário