terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CETEP Piemonte do Paraguaçu II promove I Feira do Conhecimento

O Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte do Paraguaçu II, em Mundo Novo, foi aberto ao público nos últimos dias 5 e 6, para a I Feira do Conhecimento da Educação Profissional. Os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Informática, Enfermagem e Comércio, realizaram oficinas, palestras com temas como Economia Solidária e Desenvolvimento de Software e prestaram serviços como aferição da pressão arterial e teste de glicemia. O objetivo da ação foi divulgar as ações do CETEP, além de promover a interação entre escola-território. 

Os estudantes de Informática criaram, ao longo do semestre, seis blogs que foram apresentados aos visitantes. Foi possível encontrar nessas produções, muitas feitas pelos estudantes e outras pesquisadas e divulgadas com os créditos dos autores, informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, pedofilia e danos causados pelas diferentes formas de preconceitos, sejam elas verbais, físicas ou virtuais, a exemplo do cyberbullying.

A estudante do 2°ano, Larissa Lopes, 16, acredita que tratar desses assuntos com a comunidade é também uma forma de intervenção social, uma vez que visa informar e conscientizar pessoas sobre temas que elas não possuem muito domínio. “Nós pesquisamos muito sobre os assuntos, construímos os blogs com compromisso e responsabilidade. Dividir os resultados é muito empolgante”, disse. Os estudantes de informática participaram da oficina sobre Desenvolvimento de Software, onde falaram de programas a exemplo do Word, criado para elaboração de textos. Lixo Eletrônico foi tema de palestra. Na ocasião, os visitantes puderam aprender sobre o descarte adequado das peças, evitando danos ao meio ambiente.

Os estudantes de Comércio trabalharam temas focados na disciplina Biologia, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. Palestras sobre Psicologia Organizacional, Doenças Ocupacionais e Acidentes de Trabalho fizeram parte da programação. Os jovens também apresentaram ao público, conceitos da Economia Solidária, definida pela estudante do 1° ano, Amires da Silva, como a união de pessoas em busca do bem estar e do desenvolvimento sustentável. “Nós estudamos uma empresa do município que traz esse conceito e pudemos explicar como funciona a produção dela para as pessoas. Aproveitar para falar sobre a importância da higienização dos funcionários e da empresa para evitar contaminações nos produtos”, explica.

Para a diretora do CETEP, Valdilene da Silva, o evento contribuiu para a formação integral dos jovens, de forma que se apropriem ainda mais dos conhecimentos e técnicas necessárias ao exercício profissional e da cidadania, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. “Abrimos para a comunidade porque é importante que as pessoas tenham acesso ao que é desenvolvido aqui e se interessem em fazer parte da Educação Profissional, muito positiva para jovens e trabalhadores”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário