quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Educação planeja 2010 alinhando com ações gerais do Governo

O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, apresentou na última terça-feira 19), durante evento realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), as diretrizes para o Planejamento Institucional de 2010. Transmitido por videoconferência para 32 Diretorias Regionais de Educação do Estado (Direc), a apresentação contou com a participação do governador Jaques Wagner e de outros secretários de Estado, além da equipe gestora da secretaria.

Segundo Osvaldo Barreto, as aulas iniciam no dia 22 de fevereiro e desde outubro estão sendo tomadas providências estruturantes para o início das aulas e o planejamento para 2010, explicou. Barreto disse ainda que o foco da secretaria é a escola, com o tema Todos pela Escola, e destacou algumas ações estabelecidas pelo Planejamento, entre elas, a enturmação, a municipalização do ensino, a fusão de escolas e a expansão da rede física educacional.

Outros destaques são o projeto pedagógico da educação básica, que evidencia a tecnologia e centros de ciência e cultura, a educação profissional, com a abertura de mais de 10 mil novas vagas, o Topa, como o maior programa de alfabetização do país, e o ProJovem, que garante a qualidade do ensino profissional e oportunidades no mercado de trabalho.

Além disso, o secretário também citou as ações estruturantes, como a criação de uma subsecretaria, de uma coordenação de atos e contratos, de um núcleo de monitoramento das escolas, além da implantação do SAC Educação, em parceria com a Secretaria da Administração, e o Projeto Saúde do Professor.

O governador Jaques Wagner destacou as principais iniciativas da Secretaria da Educação nos últimos três anos, como o Topa, o ensino profissional, o aumento do transporte escolar em parceria com as prefeituras, os investimentos nas universidades estaduais e o trabalho de formação de professores.

"Eu me orgulho muito da caminhada desses três anos e podemos destacar alguns aspectos do sucesso de muitos desses programas, como o comprometimento de quem está a frente de todos eles", declarou Wagner. O encontro de gestores da educação voltará a acontecer na próxima sexta-feira e sábado (22 e 23), na Escola Parque, para a continuação da apresentação das diretrizes do Planejamento Institucional da secretaria para 2010.

Fonte: ASCOM - SECRETARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário