sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Projetos da 3ª Feira de Tecnologias Sociais da Educação Profissional estão mais aperfeiçoados e voltados à contribuição social

Fotos: Geraldo Carvalho
O amadurecimento dos trabalhos dos estudantes da rede estadual da Educação Profissional da Bahia – a segunda maior rede estadual do País na oferta de cursos técnicos de nível médio, com 75 mil alunos matriculados – é o saldo positivo atestado através dos 289 projetos expostos em estandes temáticos e por Território de Identidade na 3ª Feira de Tecnologias Sociais da Educação Profissional. O evento foi realizado durante o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que encerra nesta sexta-feira (4/12), na Arena Fonte Nova.


Fotos: Geraldo Carvalho
Kaio Silva, 17 anos, Kelvin Santos, 17 anos e Jonatas Martins, 16 anos, estudantes do CETEP Baixo Sul, no município de Gandu, são exemplos de que a 3ª Feira de Tecnologias Sociais da Educação Profissional foi um sucesso. “O fato de interagir com pessoas de outras localidades, compartilhar conhecimentos, receber o cuidado dos nossos responsáveis, tudo isso foi uma experiência muito rica”, disse Kaio. Seu colega Kelvin completou: “Este evento me trouxe novos olhares em relação ao conhecimento e ao mercado de trabalho. Tudo que aprendi aqui vou levar para casa, com a certeza de que o conhecimento é a base para tudo”. Jonatas também deu o seu depoimento: “Esta feira foi fundamental para o aperfeiçoamento dos nossos conhecimentos. Todos os projetos me engrandeceram”.

Fotos: Geraldo Carvalho
Para o superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional da Bahia, Almerico Lima, os trabalhos trazidos por 600 estudantes e 300 professores da Educação, trouxeram não só a inovação tecnológica, como o aperfeiçoamento de projetos, que podem, inclusive, gerar patentes. “Os projetos estão com o foco, cada vez mais, nas tecnologias sociais de baixo custo, que beneficiam a sociedade”, afirmou. Ele ressaltou, ainda que, dentro da 3ª Feira de Tecnologias Sociais, foi realizado o 4º Encontro da Educação Profissional, que abordou diversos temas importantes, como a inserção do jovem no mundo do trabalho, cujo tema está relacionado ao Programa Primeiro Estágio e Primeiro Emprego, duas das ações do Programa Educar para Transformar, do Governo do Estado, que visam facilitar o acesso de alunos e egressos de escolas públicas ao mercado de trabalho.

Fotos: Geraldo Carvalho
“O objetivo do Governo do Estado é inserir 18 mil alunos de cursos profissionalizantes no mercado de trabalho nos próximos dois anos, bem como disponibilizar auxílio financeiro para garantir que estudantes de universidades estaduais consigam concluir o curso graduação”, destacou Almerico Lima.






Presente no Encontro Estudantil, o presidente de honra do Instituto Paulo Freire, Moacyr Gadot, declarou que a Bahia oferece o que há de melhor em Educação Profissional. “O Estado está dando um exemplo ao Brasil de como deve ser tratada a Educação Profissional. O princípio básico está na integração entre a Educação Profissional e a formação em geral, pois no mundo do trabalho atual, o estudante tem que ser capacitado para ter autonomia e organização do seu ofício. Diria que a grande chave de entendimento está na articulação entre o mundo da cultura e o mundo do trabalho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário