terça-feira, 11 de agosto de 2015

11 de agosto - Dia do/a Estudante




Conhece a história do Dia do/a Estudante?

Era uma vez um rapaz chamado Celso Gand Ley, ele era advogado. No dia 11 de agosto de 1927 durante as comemorações do centenário da criação dos cursos superiores do Brasil, Celso Gand Ley propôs que a data fosse instituída como o Dia do/a Estudante,  argumentando que aquela data era mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, era também um marco da história da educação brasileira. Os demais participantes dos festejos aprovaram a idéia e foi assim que a data passou a homenagear a todos os estudantes do país.

Em 1937, dez anos depois, foi criada a UNE – União Nacional dos Estudantes, o que fortaleceu ainda mais as comemorações do dia dedicado aos estudantes. A UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, entretanto, foi criada 11 anos depois em 25 de julho de 1948 no Rio de Janeiro. Presente em todos os 27 estados, a UBES é, ao lado da UNE, a maior referência da juventude organizada no Brasil.


Curiosidades:
A palavra estudante vem do latim studiosus que designava a pessoa dedicada, que gosta de algo com afinco, zelosa.
O/A estudante é, portanto, aquele/a que ama aprender.

O Dia Internacional do Estudante é comemorado em 17 de novembro. A data foi escolhida na Inglaterra em 1941 pelo Conselho Internacional de Estudantes (atual União Internacional dos Estudantes), como forma de homenagear a resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia no ano de 1939, em especial a Jan Opletal, um dos jovens participantes que acabou falecendo em 11 de novembro daquele ano.

Os primeiros cursos superiores no Brasil foram instituídos por decreto assinado pelo imperador D. Pedro em 11 de agosto de 1827. Foram eles: Ciências Jurídicas e Ciências Sociais.  Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil. Antes disso, quem quisesse cursar uma faculdade teria que ir para o exterior, e Coimbra, em Portugal, era o lugar mais próximo.


Parabenizamos a todos/as os/as estudantes, em especial aos/as estudantes da  Educação Profissional da Bahia, e do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário