terça-feira, 29 de julho de 2014

Estudantes de cursos técnicos podem inscrever projetos na Mostratec 2014

A Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec 2014 está com inscrições abertas até o dia 14 de agosto.  A Feira estimula a participação de estudantes de cursos técnicos de nível médio na atividade científica e tecnológica para apresentar projetos de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento humano marcados pela investigação ou inovação. Os interessados devem fazer suas inscrições do site da Mostratec. O evento, promovido pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha  - Fundação Liberato, será realizado de 27 a 31 de outubro, no Centro de Eventos Fenac, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.  

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Dia do/a Agricultor/a

Hoje, dia 28 de julho comemoramos o Dia do/a Agricultor/a, dia do/a trabalhador/a  que utiliza os
recursos naturais como a água e o solo para fazer plantações e produzir grãos, frutos, verduras, etc. Além de utilizar equipamentos e maquinários específicos à sua função, o/a agricultor/a utiliza também técnicas apropriadas para o plantio de cada cultura.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dia do/a Motorista



Hoje, dia 25 de julho comemoramos o Dia do Motorista, que foi instituído em 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461. A data foi escolhida por ser a data dedicada a São Cristóvão, considerado o padroeiro dos motoristas.

Último dia para se inscrever no Sisutec

Termina hoje, (dia 21/03), o prazo para as inscrições no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesta edição serão ofertadas 289.341 vagas gratuitas em cursos técnicos. Para a Bahia, estão sendo ofertadas 8.178 vagas em 31 cursos técnicos nos municípios de: Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Itaberaba, Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas, Paripiranga, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Faça sua inscrição no site do Sisutec.

Critérios - Para fazer a inscrição o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, sem tirar zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no ENEM de 2013.  Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas como bolsistas integrais.

Resultados – Os resultados serão divulgados em duas chamadas, a primeira está prevista para o dia 29 deste mês, e as matrículas dos selecionados para o período de 30 de julho à 1º de agosto. A segunda chamada está prevista para o dia 5 de agosto, e as matriculas no período de 6 a 8 de agosto. As vagas remanescentes serão disponibilizadas, online, no período de 11 à 20 de agosto, para todos aqueles que fizeram o Ensino Médio, mesmo que não tenham feito o Enem.

Mais informações - O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subseqüente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
                     
Com informações do Sisutec

quinta-feira, 24 de julho de 2014

NOTA DE FALECIMENTO



É com profundo pesar que informamos o falecimento de Alana Santos, estudante do 3º   ano do curso Técnico em Agroindústria  do Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, ocorrido no último dia 21/07/2014.

Estudantes da Educação Profissional realizam visita técnica na Feira dos Assentamentos e Agricultura Familiar

Foto: Divulgação
Os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Cooperativismo, Recursos Humanos e Zootecnia do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (CEEP), em Santa Luz, irão realizar uma visita técnica na Feira dos Assentamentos e Agricultura Familiar que começa amanhã (dia 25/07) e prossegue até domingo (dia 27/07). O evento acontecerá no distrito de Mucambinho, na cidade de Santaluz, das 8h às 21h.  

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dia Internacional do Trabalhador Doméstico

Hoje, dia 21 de julho, comemora-se o Dia Internacional do Trabalhador Doméstico.

Mas quem são esses trabalhadores?
Conforme estabelecido pela Lei n.º 5.859, de 1972, é considerado trabalhador doméstico aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas. Ou seja,  são profissionais que nos ajudam nas atividades do cotidiano, de forma contínua,   na nossa residência, como a faxineira, a cozinheira, o caseiro, o motorista particular, o cuidador de idosos, o cuidador em saúde, o cuidador infantil / babá, o jardineiro, entre outros.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Secretaria da Educação regulamenta Estágio Curricular dos cursos técnicos de nível médio de Educação Profissional da Rede Estadual da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial do último dia 08 de julho, a Portaria de nº 5570/2014, que dispõe sobre a regulamentação do Estágio Curricular nos cursos técnicos de nível médio de Educação Profissional da Rede Estadual da Bahia, em conformidade com a Lei nº 11.788/ 2008 e Resolução CNE nº 1/2004.

A Portaria  5570/2014 estabelece os objetivos do Estágio Curricular, além de regulamentar as condições e os locais para realização do estágio, as obrigações das entidades concedentes, a carga horária obrigatória e as atribuições do/a docente da disciplina, entre outras questões relativas ao estágio.

Sobre os locais de realização do Estágio Curricular a portaria traz uma inovação: o Estágio Social como uma possibilidade legal para a realização do estágio curricular que possibilita ao estudante aprender os conteúdos e práticas em situações reais e contribuir para a sua formação integral, fazendo com que compreenda a dimensão social da futura profissão.

O Estágio Social tem como objetivo atender à comunidade como respostas às demandas de problemas da população por meio da intervenção social, que é o principio pedagógico dos cursos técnicos de nível médio de Educação Profissional da Rede Estadual da Bahia. Dessa forma poderá ser realizado em comunidades, assentamentos, entidades mantidas por ONGs, OSCIP, movimentos sociais, entidades filantrópicas sem fins lucrativos, dentre outras de igual caráter, desde que observando o previsto no Artigo 3º da Portaria de nº 5570/2014.

“Para o Mestre Paulo Freire não basta apontar a necessidade de “ler o mundo”, mas também de transformá-lo, e esse é o objetivo do Estágio Social” disse o Prof. Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional ao lembrar que a pedagogia de Paulo Freire é a base dos pressupostos pedagógicos dos cursos técnicos de nível médio de Educação Profissional da Rede Estadual da Bahia, como a intervenção social. 

Guia do Estagiário – O Guia do Estagiário daEducação Profissional da Bahia é uma publicação da Secretaria da Educação, por meio da sua Superintendência de Educação Profissional e foi distribuído para todos os Centros de Educação Profissional e unidades que ofertam cursos técnicos no primeiro semestre do ano letivo de 2014. O guia é um conjunto de orientações e informações que objetivam esclarecer os procedimentos e questionamentos próprios do Estágio, e surgiu para contribuir com todos os sujeitos comprometidos com a qualidade dessa formação.



terça-feira, 8 de julho de 2014

Dia Nacional da Ciência





Hoje, 8 de julho, comemoramos o Dia Nacional da Ciência.


Esta data foi instituída pela lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001 que prevê a divulgação pública do Dia Nacional da Ciência, assim como sua comemoração em todos os estabelecimentos educacionais do País, dando destaque a importância da ciência para o desenvolvimento do Brasil.

A data homenageia também a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), criada em 8 de julho de 1948, num momento marcado pelo fim da segunda guerra mundial em que as nações tomavam consciência da necessidade de incentivar a ciência para promover o desenvolvimento social e econômico.

Para conhecer um pouco mais sobre a SBPC visite a sua página: http://www.sbpcnet.org.br/site/

Educação Profissional é uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país, e para tanto articula teoria e prática, ciência, tecnologia e sociedade – trabalho, educação e desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Logo a ciência é de extrema importância para a formação integral do trabalhador.

Mas o que é ciência?

A palavra Ciência vem do latim SCIENTIA, que significa Conhecimento.

“A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza” (ANDER-EGG, 1978 p 15 apud MARCONI; LAKATOS, 1991, p 19)

O Brasil é um país que conta com grandes cientistas em diversas áreas e, por isso, tem dado contribuições significativas ao desenvolvimento científico mundial.

Nesta Copa do Mundo Fifa 2014 tivemos um grande cientista brasileiro em destaque, o professor Miguel Nicolelis que apresentou ao mundo o exosqueleto.  
Confira o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=V3H-q2UWfjg


Viva a Ciência!

sexta-feira, 4 de julho de 2014

COMUNICADO IMPORTANTE

Desde sua criação  até o dia 4 de julho este blog privado replicou com independência publicações oficiais da Secretaria de Educação, no que se refere à Educação Profissional.

Entretanto, nós enquanto proprietários do blog, decidimos desvinculá-la de qualquer posição oficial do governo do estado, permanecendo como uma ferramenta de comunicação que veiculará notícias, análises e críticas sobre Educação Profissional pública e privada. Sendo um blog privado, não nos sentimos obrigados a responder denúncias ou criticas de terceiros, que devem ser dirigidos a quem de direito nos órgãos citados.

Nossos seguidores terão muito a ganhar com esta mudança de orientação na medida que se terá maior amplitude na abordagem dos assuntos e maior profundidade nas avaliações sobre esta importante área educacional. 

Agradecemos a atenção e a honra de te-los como seguidores.