quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Estudantes e formandos da Educação Profissional são aprovados em Instituições de Ensino Superior

Foto: Arquivo Suprof
Na Rede Estadual de Educação Profissional, estudantes e formandos de diferentes cursos técnicos iniciaram o ano de 2014 comemorando a aprovação em Instituições de Ensino Superior. O ingresso nessas instituições comprova a qualidade dos cursos ofertados na Rede possibilitando aos estudantes o prosseguimento dos estudos.


José Solenir, 19, formando do curso técnico em Informática, pelo Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha, afirma que a formação construída ao longo de curso técnico foi fundamental para sua aprovação no vestibular. “Ao contrário do que muita gente pensa, o curso técnico exige muito da gente. Não somos somente preparados para nossa área técnica, antes mesmo de me formar, já tinha passado em duas universidades públicas e, após o término, passei para Engenharia da Computação. No meu caso, vemos muito conteúdo voltado para lógica, o que me fez desenvolver mais ainda a minha capacidade de interpretação. Estou muito feliz, pois vou aprofundar meus conhecimentos na área que escolhi para seguir carreira”, conta o jovem que aguarda ansiosamente o início das aulas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

 O resultado satisfatório de José Solenir e, também, de outros estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional em diferentes instituições, demonstra a qualidade do currículo da Educação Profissional que, além da formação técnica específica e da formação técnica geral, contempla os conteúdos das disciplinas da Base Nacional Comum formada por: Matemática, Língua Portuguesa, Redação, Educação Física, História, Geografia, Química, Biologia,  Língua Estrangeira Moderna, Sociologia e Arte. Também permite a intermediação dos conhecimentos técnicos e científicos, favorecendo o aprendizado com maior aprofundamento técnico científico e social. Desta forma, a base científica do ensino médio ganha mais sentido e significado para os estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia.

Joelma Donato, 38, é outro exemplo de conquista e realização.  Formanda pelo curso técnico em Hospedagem, pelo CEEP Bahia, em Salvador, ela prestou vestibular e foi aprovada para cursar Turismo e Hotelaria, na Uneb. “Esta foi minha terceira tentativa e fui aprovada em décimo lugar. O apoio, em especial, dos meus professores foi fundamental para que pudesse concretizar este sonho. Nas semanas que antecederam o vestibular eles fizeram revisões e muitos dos assuntos revisados caíram na avaliação. Sem um ensino de qualidade não teria chegado até aqui e o comprometimento de todos é fundamental”, afirmou.

Já Igor Brito Alves, 17 anos, também está ingressando no bacharelado em Fisioterapia, na Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). “Iniciarei o curso no 2º semestre. Eu e todos os jovens que estão iniciando a carreira devemos estar atentos as oportunidades de inserção no ensino superior. Graças ao Fies, estou tendo a oportunidade de custear meus estudos em uma instituição privada, fazendo o curso que sempre sonhei”, comemorou o jovem que concluiu o curso técnico em Enfermagem, no CETEP Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó. Igor, dessa forma, se mantém no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, original do seu curso técnico.

Outras áreas de interesse- A formação técnica da Rede Estadual de Educação Profissional também favorece o ingresso dos estudantes em outras áreas de interesse, à medida que ela desenvolve, valoriza os saberes diferentes de sua área técnica, desperta para a necessidade de continuidade dos  estudos, desenvolve senso crítico e o de leitura de mundo e de seus contextos.

É o caso do formando do curso técnico em Agroecologia, Marcelo Aparecido Ledo de Carvalho, 18, pelo Centro Territorial de Educação Profissional Sertão Produtivo (CETEP), em Caetité.  Nos conta que por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e no  Programa Universidade para Todos (Prouni)  tendo nota favorável para ser aprovado em duas instituições públicas e uma particular. “Com os 638 pontos que alcancei, tive a possibilidade de optar por Engenharia Florestal, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha, em Minas Gerais, além de Arquitetura, na Unifacs, em Salvador. Mas escolhi seguir carreira para Engenharia Elétrica, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Vitória da Conquista. É perto de casa, vou poder compartilhar cada nova descoberta com minha mãe, minha inspiração para lutar pelos meus sonhos. Estou muito orgulhoso do meu desempenho, fruto de muita dedicação”, disse emocionado.

 Jamile Lustosa dos Santos, 20, nos apresenta seu relato. Conta que concluirá o curso técnico em Informática, no CETEP do Sisal, em Serrinha, no final deste semestre e paralelamente irá cursar Administração na Uneb, campus Serrinha. Quero somar formações e ser uma profissional com currículo recheado. Considero este ano um marco na minha vida, pois alcancei objetivos que irão transformar meu destino e é com muito estudo e dedicação que se cresce na vida”, comemora.

Do CETEP do Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba, Maria Sara Alves de Assis, 18, formanda do curso técnico em Enfermagem, teve seu ingresso garantido na Uneb, campus XIII, em Itaberaba, para a licenciatura em Pedagogia.  Para ela, é fundamental somar qualificações e sempre continuar em busca dos seus sonhos. “Sou apaixonada pela área de saúde, vou continuar tentando vestibular para Enfermagem, mas estou muito satisfeita com a aprovação em um curso na área de Educação. Irei ter mais conhecimentos e considero isso fundamental para os antigos e novos profissionais que querem ingressar no mercado. Ser múltiplo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário