quinta-feira, 25 de abril de 2013

Secretaria da Educação realiza sorteio eletrônico para cursos do Pronatec

Estão sendo ofertadas 1.440 vagas para 17 cursos técnicos de nível médio

Pronatec: as aulas começarão em Maio 
 A Secretaria da Educação realiza até sábado (dia 27), as inscrições para o sorteio eletrônico do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). São 1.440 vagas para 17 cursos técnicos de nível médio

As vagas são destinadas EXCLUSIVAMENTE para estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio ou do Eja Médio (tempos formativos VI e VII) da Rede Estadual de  Educação nos municípios de Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D´Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus e Simões Filhos e Alagoinhas. As aulas do Pronatec ocorrerão no turno oposto aos quais os estudantes estão matriculados. Faça aqui sua inscrição. Só clicar.


O Superintendente de Educação Profissional explica como vai funcionar o sorteio. Escute a entrevista:



As aulas, que devem começar no dia 06 de maio, serão ministradas pelo Serviço Nacional da Indústria (SENAI), instituição parceria da Secretaria da Educação. Na Bahia, a secretaria é ao mesmo tempo ofertante e demandante do Pronatec.

Para se inscrever, o estudante deve acessar o Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e ou o blog da Educação Profissional (educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com).

No ato da inscrição, o estudante poderá indicar se aceita ser inscrito automaticamente em outro curso de Educação Profissional pelo Pronatec. Assim, caso não seja contemplado no sorteio eletrônico, seu nome ficará em um cadastro de reserva e poderá ser direcionado para a oferta de cursos posteriormente. 

Confira relação de cursos ofertados

Das 1.440 vagas, 640 são para Salvador, 520 distribuídas entre os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D´Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus e Simões Filhos e mais 280 vagas para o município de Alagoinhas.

Em Salvador, os estudantes poderão optar pelos cursos técnicos de nível médio em: Mecatrônica, Desenho da Construção Civil, Comunicação Visual, Plásticos, Telecomunicações, Móveis, Manutenção Automotiva, Vestuário, Transporte de Cargas, Mecânica e Metalurgia.


Em Camaçari, os estudantes poderão escolher entre os cursos de Manutenção Automotiva, Refrigeração e Climatização e Mecânica. O curso de Petróleo e Gás será realizado no município de Candeias. Em Dias D´Ávila a oferta é para os cursos de Petroquímica e Logística. Em Lauro de Freitas, as opções são para os cursos em Petroquímica e Meio Ambiente.

Em Madre de Deus e Simões Filhos será ofertado o curso técnico em Petroquímica. Já em Alagoinhas, os estudantes poderão optar entre os cursos técnicos em Refrigeração e Climatização, em Eletromecânica, Mecânica, Logística e Petróleo e Gás.


Outros Municípios -
Mais 1.200 vagas do Pronatec estão sendo destinadas para os municípios de Amélia Rodrigues, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Luiz Eduardo Magalhães,  Santaluz, Santo Estevão, São Sebastião do Passé, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Mas nestes casos, as inscrições serão realizadas presencialmente nas escolas estaduais. Só será realizado sorteio eletrônico nos casos em que o número de candidatos inscritos ultrapassar o quantitativo de vagas ofertadas.

Sobre o Pronatec

Em 2013, a Secretaria da Educação pactuou com o MEC 36 mil novas vagas do Pronatec, cerca de quatro vezes a oferta de 2012. O número de cursos de formação profissional ofertados também aumentou. Passou de 55 para 87.

E objetivando interiorizar cada vez mais a Educação Profissional, beneficiando jovens e trabalhadores de pequenos municípios com as demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado, o número de município beneficiados com o Pronatec subiu de 63 para 93 em todos os 27 territórios de identidade.


Na Bahia, o Pronatec é demandado pelas Secretarias de Educação, Trabalho, Desenvolvimento Social, Turismo e Cultura. A Secretaria de Educação, entretanto, é a única que é ao mesmo tempo demandante e ofertante do programa, por meio da Rede Estadual de Educação Profissional.

Este ano, das 36 mil novas vagas do Pronatec demandadas pela Secretaria de Educação, 18.760 vagas serão ofertadas diretamente pela Rede Estadual de Educação Profissional e as demais vagas pelas instituições parceiras: Senar, Senai, IFba, Senac, Senat e IFbaiano.



17 comentários:

  1. onde é que consigo me inscrever nesse curso da pronatec pois já rodei esse site e os links onde se diz que se inscrevem e não consegui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ykaro,

      acessando este link você poderá realizar sua inscrição: http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/pronatec/login.seam

      Excluir
  2. não to conseguindo me escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamile Viana,

      faça sua inscrição pelo link: http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/pronatec/login.seam

      Excluir
  3. Com faz a Inscrição No Curso
    Mim responda por email por favor!!!
    ismaeldejesusalmeida@gamil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ismael,

      acesse o link: http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/pronatec/login.seam

      Excluir
  4. Bom dia o que significa EJA Médio (tempos formativos VI e VII) pois quero me inscrever para os cursos do pronatec e tou com duvidas, terminei o ensino medio em 2010, obrigado ficarei grato pela resposta.

    ResponderExcluir
  5. Natan,

    respondendo sua dúvida: EJA significa Educação de Jovens e Adultos. O sorteio eletrônico do Pronatec é voltado para os estudantes que estão cursando o 2º e 3º ano do ensino médio ou do Eja Médio (tempos formativos VI e VII) da Rede Estadual de Educação nos municípios de Salvador, Camaçari, Candeias, Dias D´Ávila, Lauro de Freitas, Madre de Deus e Simões Filhos e Alagoinhas.

    Para você que já concluiu o ensino médio, fique atento ao sorteio eletrônico que é realizado na modalidade Prosub, ou seja, para quem já terminou o ensino médio em escola pública e quer voltar a fazer um curso técnico de nível médio. Continue nos acompanhando para ficar informado sobre o período das inscrições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, pela resposta foi bem esclarecedora estarei aguardando a modalidade Prosub.

      Excluir
  6. boa noite, queria saber como faço para ver a lista do sorteio eletronico da pronatec que foi realizado dia 29 de abril,obrigado

    ResponderExcluir
  7. Alguém pode me informar que dia o resultado vai estar no site? porque o sorteio ia ser dia 29 de abril e até agora nada.

    ResponderExcluir
  8. Ola, o resultado já foi divulgado? Olhei nos sites informados no edital e não obtive informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,

      confira a lista dos estudantes contemplados no sorteio eletrônico do Pronatec aqui no nosso Blog: http://www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com.br/2013/05/divulgada-lista-de-contemplados-no.html ou no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br . Boa Sorte!

      Excluir
  9. Pessoal,

    a lista dos estudantes contemplados no sorteio eletrônico do Pronatec está disponível no nosso Blog: http://www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com.br/2013/05/divulgada-lista-de-contemplados-no.html ou no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br Boa Sorte!

    ResponderExcluir