segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Secretaria abre inscrições para mais de 11 mil vagas de cursos técnicos de nível médio

A Secretaria da Educação realiza até quarta-feira (dia 23), as inscrições para os cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual. Serão ofertadas 11.040 vagas para os Centros Territorias e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior, na forma de articulação subsequente. Isso significa um incremento de 48,7% no número de vagas em relação a última oferta de 2012. Além disso, dois novos cursos estão sendo ofertados: Técnico em Farmácia e Técnico em Cuidados de Idosos. A oferta contempla 61 Centros Territorias e Estaduais de Educação Profissional localizados em 62 municípios dos 27 Territórios de Identidade. 

Podem se inscrever estudantes que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino, que querem voltar a estudar e fazer um curso técnico de nível médio. As vagas são para o primeiro e segundo semestres de 2013. As inscrições serão feitas, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br e no blog da Educação Profissional www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

Esta é mais uma etapa da política pública de Educação Profissional da Bahia que visa a formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. Nos últimos cinco anos, o Estado ampliou em mais de 1.400% a oferta de vagas de cursos técnicos de nível médio, pulando de 4.016 matriculados, em 2006, para mais de 60 mil no segundo semestre de 2012. A meta é chegar a 84 mil pessoas matriculadas em Educação Profissional na Bahia até 2014.

Podem se inscrever apenas pessoas que concluíram o ensino médio em escola pública até o ano de 2012 e que são domiciliados no Estado da Bahia. Estão sendo ofertadas vagas de 12 eixos tecnológicos. São 51 cursos técnicos, como por exemplo: Administração, Agroindústria, Agroecologia, Arte Dramática, Biotecnologia, Cuidados de Idosos, Desenho em Construção Civil, Eletrotécnica, Edificações, Logística, Comércio, Cooperativismo, Informática, Enfermagem, Eletrotécnica, Farmárcia, Meio Ambiente, Mecânica, Manutenção Automotiva, Nutrição e Dietética, Programação de Jogos Digitais, Petroquímica, Petróleo e Gás, Produção de Moda, Secretariado, Serviços Públicos e Segurança do Trabalho. Os cursos são ofertados em Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional da capital e interior. (veja lista)

Como fazer a inscrição

Ao acessar a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o município, o Centro Territorial e/ou Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2013.

Sorteio Eletrônico

As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à EP na Bahia por garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será realizado no dia 05 de fevereiro, às 15 horas, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e será aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães. Não será realizado Sorteio Eletrônico para os cursos cuja demanda de candidatos seja inferior ao número de vagas ofertadas.

Matrícula

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar. Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012. O início das aulas para quem for contemplado no primeiro semestre está previsto para 1º de abril ou de acordo com o calendário do Centro ou unidade. O início das aulas dos candidatos contemplados no Sorteio Eletrônico para o segundo semestre de 2013 obedecerá ao calendário letivo específico definido pela Secretaria de Educação em Portaria de Matrícula.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro e unidade. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.


CRONOGRAMA 2013
1.      Sorteio Eletrônico – INSCRIÇÃO
09 a 23 de janeiro de 2013
2.      Sorteio Eletrônico - REALIZAÇÃO
05 de fevereiro de 2013
3.      Sorteio Eletrônico – CONFIRMAÇÃO
25 e 26 de fevereiro de 2013
4.      Início do Período Letivo
01 de Abril de 2013







Clique aqui para ver relação dos cursos ofertados 


Descrição de Cursos por Eixo Tecnológico

Endereços dos Centros

Perguntas Frequentes

Documentos necessários para matrícula


Para mais informações

www.educacao.ba.gov.br

www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

Em caso de dúvidas escreva:

sorteio.suprof@educacao.ba.gov.br.

42 comentários:

  1. não encontro o link para inscrição.

    ResponderExcluir
  2. que horas vai começar a inscrição pq ate agora a pagina não abriu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Santos,

      boa tarde! Caso você tenha problemas em realizar sua inscrição pelo Portal da Educação ( www.educacao.ba.gov.br), você pode realizá-la também aqui, pelo Blog da EP. É só clicar no banner que está disponível no lado direito da nossa página, ele irá te levar para esta página: http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/login.seam

      Boa Sorte!

      Excluir
  3. Boa tarde, meu nome é Daniel e escrevo este e-mail pedindo uma orientação sobre como realizar a inscrição pela internet.
    Achei esse link:

    http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/login.seam?cid=7338

    porém não consegui me inscrever pois após digitar o CPF também é pedido uma senha do qual eu não sei do que se trata.
    Aguardo atenciosamente a resposta. Boa tarde a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel,

      ao acessar a página: http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/login.seam , você deverá selecionar o município, escolher o curso de seu interesse e clicar no link "inscreva-se". Logo após, aparecerá uma tela para você preencher com seus dados. Assim sua inscrição será efetivada com sucesso.

      Excluir
  4. Boa noite.. Não moro na cidade onde pretendo realizar o curso tecnico, porem na inscrição quando pede os dados do candidato, pra colocar o endereço pede o municipio, e nao tem o que eu moro como opção pra selecionar.. e agora o que eu faço?

    ResponderExcluir
  5. ola, se eu quiser me inscrever nos cursos da cidade vizinha eu posso?? ou so pode se inscrever nos cursos da minha cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,

      você pode realizar sua inscrição para um Centro localizado em outro município. Os critérios para seleção é ter concluído o ensino médio em escola pública até o ano de 2012 e ser domiciliado no Estado da Bahia.

      Excluir
  6. Olá bom dia posso me escrever em mas de uma opção de curso
    para participar do sorteio ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abilayne,

      você pode escolher uma única opção de curso.

      Excluir
  7. Venho tentando realizar minha inscrição, ontém e hoje fiz várias tentativas sem sucesso. Ocorre o seguinte: vou na página de inscrição, escolho o município, ai começa o problema aparece que está: processando...e eu já aguardei até 2 hora e não ocorre mais nada, não aparece os cursos, simplismente fica processando sem resposta. Gostaria de saber se é algum problema no site que está sobrecarregado? porque minha conecção está boa com tudo funcionando normalmente. O que posso fazer? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jana Pereira,

      tente utilizar os navegadores Mozila Firefox 3.5 ou superior ou Internet Explorer 7.0 ou superior.

      Excluir
  8. Bom dia!

    Sera possivel apos ser selecionado mudar o turno.
    Ex: Foi inscrito pelo turno da noite e apos aprovado querer se matricular no turno da manha?
    Desde de ja agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stefania,

      você já pode fazer esta modificação. No sistema há uma tela para alterar a inscrição.

      Excluir
  9. NOSSA NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER MINHA INSCRISÇÃO.. MIM AJUDEM POR FAVOUUU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruby,

      tente utilizar os navegadores Mozila Firefox 3.5 ou superior ou Internet Explorer 7.0 ou superior.

      Excluir
  10. NOSSA NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER MINHA INSCRISÇÃO.. MIM AJUDEM POR FAVOUUU

    ResponderExcluir
  11. Ruby,

    tente utilizar os navegadores Mozila Firefox 3.5 ou superior ou Internet Explorer 7.0 ou superior.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber a duração do curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown ,

      os cursos são direcionados para quem já concluiu o ensino médio em escola pública até o ano de 2012 e quer voltar à escola para fazer a formação profissional. Duram dois anos, independente do eixo tecnológico e ocupação a que eles se destinam.

      Excluir
  13. e o curso noturno de tecno de segurança começa que horas da noite e quantas vezes por semana e por fim qual a duração do curso ate a formação e ficara tudo por conta do gosverno ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No turno noturno, as aulas são ministradas de segunda a sexta, das 18h às 21h40.Os cursos são gratuitos.

      Excluir
  14. Ola o curso de tecno de segurança sendo noturno começa que horas da noite
    e quantos dias por semana
    e quanto tempo e a duração do curso completo
    e por fim tudo fica por conta do governo ou tem taxas ou mensalidades
    desde já muito Obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No turno noturno, as aulas são ministradas de segunda a sexta, das 18h às 21h40.Os cursos são gratuitos.

      Excluir
  15. o curso de tecno de segurança noturno começara a que horas da noite
    e quantos dias por semana
    haa qual a duração do curso completo?
    e por Final o curso e todo por conta do estado ou tem mensalidade ou algum tipo de taxa
    obrigado espero respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No turno noturno, as aulas são ministradas de segunda a sexta, das 18h às 21h40.Os cursos são gratuitos.

      Excluir
  16. Qual o valor da taxa do curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire,

      o curso é ofertado pelo Governo do Estado. É gratuito.

      Excluir
  17. quando vai ser as matriculas pra quem ja concluiu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laise Machado,

      as inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio na rede pública estadual encerram amanhã (dia 23). A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013. As pessoas contempladas deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram.

      No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos três por quatro e histórico escolar. Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2012.

      O início das aulas para quem for contemplado no primeiro semestre está previsto para 1º de abril ou de acordo com o calendário do Centro ou unidade. O início das aulas dos candidatos contemplados no Sorteio Eletrônico para o segundo semestre de 2013 obedecerá ao calendário letivo específico definido pela Secretaria de Educação em Portaria de Matrícula.

      Excluir
    2. Gostaria de saber se o curso de Técnico de Petroquímica também é de segunda a sexta?
      E escolhe o turno vespertino que horas começa e termina o curso?

      Excluir
    3. Marina,

      os cursos são ministrados de segunda a sexta, das 13h15 às 17:45h. Nos sábados, havendo necessidade.

      Excluir
  18. independente do curso as aulas sao todos os dias da semana o tem dias especificos para cada curso ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oton,

      as aulas são de segunda a sexta. Nos sábados, havendo necessidade.

      Excluir
  19. quem ficou na reserva pode ser chamado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edjailson Oliveira,

      os estudantes que ficaram no cadastro de reserva só serão chamados se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos que foram convocados. Neste caso, o estudante receberá uma notificação por email. Boa Sorte!

      Excluir
  20. Olá !
    estou com dificuldade de achar o endereço do centro da cidade de itaberaba vocês podem mim ajudar ? É próximo de onde ? por gentileza mim ajudem
    grata nataline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nataline,

      confira neste link o endereço do Centro: http://www.sec.ba.gov.br/suprof/arquivos/contatos_centros_sorteio_eletronico2013.pdf

      Boa Sorte!

      Excluir
    2. Olá !
      Mim matriculei no curso técnico em manutenção e suporte em informatica no CETEP de Itaberaba, no dia que fui fazer a matricula a moça mim informou que as aulas começariam dia 3 de abril. Ta confirmada essa data de inicio? Vocês vão enviar e-mail ou colocar nesse blog a data do inicio letivo ? Grata Nataline

      Excluir
    3. Nataline,

      as aulas iniciam amanhã, dia 03/04. Bom ano letivo!

      Excluir
  21. Olá! Gostaria de saber se o curso realmente começa hoje ? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meire,

      as aulas iniciam amanhã, dia 03/04. Boa Sorte!

      Excluir