quinta-feira, 10 de março de 2011

Lugar de Mulher é no mundo do trabalho!

A contemporaneidade tem indicado a inserção cada vez mais expressiva da Mulher nas diversas atividades humanas, nisso reside o caráter revolucionário desse processo que convoca a sociedade a uma nova percepção de si e dos valores que sustentam a vida material, a gestão de bens e serviços e principalmente, a atuação junto às pessoas.

A história nos faz relembrar que, no dia 8 de março do ano de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Foram as mulheres do passado que buscaram a igualdade de direitos e de valores entre homens e mulheres.

Elas reivindicavam melhores condições de trabalho que naquela época eram sub-humanas, incluíam agressões físicas, sexuais e uma jornada de trabalho muito extensa. A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas. Somente em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, que o dia da mulher se tornou oficial.





Hoje, a história nos convida a celebrar essa presença feminina no mundo do trabalho numa perspectiva de avanço de direitos, de conquista de espaços de reconhecimento no campo econômico e também de respeito à singularidade do ser mulher mundialmente.

O espaço político, social, econômico e cultural ocupado pela mulher tem contribuído para o acolhimento da diversidade humana na perspectiva da equidade e da justiça social. A luta das mulheres ultrapassa a conquista do espaço feminino nos diversos lugares de poder e tem conseguido, simultaneamente, construir possibilidades de um mundo melhor para todos e todas.

Esta data não é apenas como o momento para trocar de presentes e ver propagandas bonitinhas, mas o momento de debate e reflexão sobre o papel da Mulher na sociedade, seus avanços e as formas de desvalorização que ainda tentam persistir.


Veja algumas sugestões de atividades pedagógicas sugeridas pela Diretoria do Desenvolvimento da Educação Profissional - DIRDEP para serem trabalhadas nesta data tão importante:


• pesquisar sobre mulheres que se destacaram lutando em defesa da vida, na história passada, atual e de sua comunidade;
• traçar o perfil das mulheres que estão perto de nós no dia a dia: mulheres que trabalham na Educação Profissional e que contribuem direta e indiretamente na formação ética e profissional de cada cidadão; mulheres que trabalham com a limpeza da escola, mães, funcionárias das secretarias, diretora e/ou coordenadora, educadora e alunas.

A idéia é discutir sobre a importância de cada uma delas e destacá-las em murais ou criar um varal no pátio da Escola. Pode-se também pensar na criação de um jornal informativo e trabalhar fotos com textos.

• convidar a turma para uma sessão de cinema sobre a mulher e desenvolver reflexões sobre o tema.

Indicações de filmes e vídeos

Antonia - Quatro amigas que se conhecem desde pequenas e têm o sonho de viver de música. O filme conta a batalha dessas mulheres negras e pobres da periferia para sobreviver num ambiente musical dominado pelos homens.

Posithivas – Conta a história de vida de sete mulheres que contraíram HIV de seus maridos e parceiros em relacionamentos estáveis, e aponta os principais fatores responsáveis pela feminização da Aids no Brasil.

Mulheres do Brasil - Cinco mulheres, que vivem em diferentes cidades do Brasil, seus sonhos, lutas e aprendizados.






Referências

http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/redacao/150451_post.shtml. > Acesso em: 14 de fev. 2011.
http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/mulher/dinamica-mulher-mulheres-na-historia.php> Acesso em: 15 de fev. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário