sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sorteio eletrônico para cursos técnicos contempla 7.982 jovens

O sorteio eletrônico para os cursos técnicos de nível médio da rede pública estadual, realizado ontem, quinta, dia 16, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, contemplou 7.982 jovens. Com um aumento de 5% do número de vagas oferecidas, em relação ao ano passado, o processo aconteceu com a presença de vários concorrentes dos cursos ofertados.

Os selecionados deverão se dirigir aos centros territoriais, estaduais e unidades de Educação Profissional, nos quais se inscreveram, nos dias 24 e 25 de janeiro para efetuar a matrícula. No ato, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3X4. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2011.

“Este é o quinto sorteio público, que tem se tornado uma tradição no acesso democrático da Educação Profissional no nosso Estado, com garantia de transparência do processo, que é controlado pelo Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral e Conselho Estadual de Educação”, afirmou o professor Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O aposentado Ubirajara de Souza Santos, pai de Lucas Machado Santos, 19 anos, mal acreditou quando ouviu o nome do seu filho ser chamado, apto para ocupar uma das vagas do curso de Técnicas de Edificações, no Colégio Estadual Severino Vieira. “Isso é um presente de Natal. Esse sorteio é maravilhoso porque não coloca nenhuma dúvida sobre a sua lisura e não tem aquela coisa do pistolão. É o curso que Lucas queria fazer, tomara que ele faça por merecer”, diz, orgulhoso. O rapaz não pôde comparecer ao local porque estava trabalhando.
O auditor da Auditoria Geral do Estado (AGE), Davimário Bittencourt, que acompanhou de perto o processo eletrônico, comentou sobre o sucesso do sorteio. “É o segundo ano que participamos do sorteio público, que é um procedimento novo mas já consolidado”, considera.

Documentos – Foram inscritos 60 mil jovens no sorteio eletrônico para Administração, Hospedagem, Rede de Comunicação, Alimentos, Contabilidade, Design, Segurança do Trabalho, Edificações, Logística e Técnico em Enfermagem, entre outros, totalizando 69 cursos em 39 centros de 30 municípios. Os cursos são oferecidos nos Centros Territoriais (CETEP), Centros Estaduais (CEEP) e unidades que ofertam Educação Profissional na capital e no interior.

Dos cursos existentes, um dos mais concorridos foi o Técnico em Enfermagem, do CETEP Portal do Sertão, em Feira de Santana, que teve 2.517 inscritos para 60 vagas, sendo 83,9 por vaga. Outro bem procurado, também, foi o de Técnico em Edificações, do CEEP em Gestão Severino Vieira, que teve 28 candidatos por vaga.

Arte e Design - Os estudantes contemplados no sorteio eletrônico para o CEEP em Arte e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica que será realizado no próprio Centro, nos dias 24 e 25 de janeiro, mesmos dias da matrícula. Os/as candidatos/as deverão levar a mesma documentação exigida para a matrícula, pois os/as aprovados/as confirmarão a matrícula logo em seguida. O teste tem caráter eliminatório.

Fonte:Portal da Educação

53 comentários:

  1. sim ja foi realizado o sorteio e como faço p vewr se fui selecionada pq até agora não encontro nada se alguem puder m dizer meu email é gabryelha28_pa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. OLÁ...
    DE NOVO,NUM CONSIGO VER MEU RESULTADO!!!
    NÃO SEI O QUE ACONTECE!
    COM O CPF E SENHA,ESTÃO CORRETOS E NADA!
    E AGORA?NÃO TEM MAIS EM FORMATO PDF NÉ?
    ESSA CONSEGUIRIA VER...

    ResponderExcluir
  3. Como posso ver a lista de quem foi sorteado ?

    ResponderExcluir
  4. não estou conseguindo ver o resultado o que faço para saber se fui sorteada ou não estou desesperada quero saber meu nome é Liane

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito satisfeita com este processo seletivo,pois assim evita-se os 'apadrinhamentos' que sempre acontece quando há uma Ação que seja para o bem estar social.Parabéns ao Governo Estadual pela inciativa.
    Assim deveria ser o procedimento para a Plataforma Freire que infelizmente ainda depende de confirmsçâo das Secretarias de Educação.

    ResponderExcluir
  6. Eu fui sorteada, acabei de vê mais não consigo entrar no sistema para ver a minha inscrição e ver a escola que devo ir para me cadastrar. Seria o colégio Severino Vieira mesmo?! *Técnico em desenho de construção civil*

    ResponderExcluir
  7. Adriana Fiquei na reserva do curo de segurança do trabalho, se alguem desistir como vou saber se vou ser chamada?

    ResponderExcluir
  8. como faço para saber se fui contemplado no sorteio de serrinha ba????

    ResponderExcluir
  9. Oi,por favor me ajudem! não consigo acessar com a minha senha.Da outra vez que me inscrevi foi a mesma coisa!
    Quero saber se tem como eu ver a lista completa dos sorteados?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. onde eu vejo se eu fui sorteado
    alguem responda por favor

    ResponderExcluir
  11. Como posso ter acesso a relação dos nomes de quem passou ? estou perdido o site divulga q houve o sorteio porém não disponibilizar a relação dos contemplados pra os curso téc.

    ????????

    ResponderExcluir
  12. Como ter acesso a relação dos contemplados do sorteio ? o site não tem!!! só diz que já ocorreu

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber se haverá novas inscrições para o primeiro semestre de 2011.
    obrigada aguardo respostas!!!

    ResponderExcluir
  14. Pessoal!

    Para ter acesso ao resultado do sorteio eletrônico, é só acessar o seguinte endereço no Portal da SEC: http://www.sec.ba.gov.br/classificadosInternet.pdf

    Destaca-se que os/as candidatos/as serão convocados de acordo com a oferta de vagas para os cursos e unidades para os quais se inscreveram. Isso significa que se vc se inscreveu para um curso com oferta de 60 vagas e foi classificado em 61º ou 62º lugares, terá chance de ser convocado caso haja duas desistências. Se a sua classificação for muito superior a isso, por exemplo, 410º lugar, terá que participar do próximo sorteio eletrônico. Ressalta-se que as novas convocações ocorrem caso haja desistências.

    Quanto ao período de novas inscrições, ainda não há previsão. Mas você pode acompanhar tudo pelo blog da EP, no Portal da SEC e por meio da divulgação na imprensa.


    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  15. OI AQUI É MILENA COMO PASSO VER A LISTA E SE EU FUI SELECIONADA? MEU E-MAIL É MILLEMARINHO@GMAIL.COM,OBRIGADA

    ResponderExcluir
  16. OI bom dia gostaria de saber se eu fui classificada, e como eu posso verificar isso pela net ou oinde devo ir...? POis não saiu a lista na internet dos selecionados.. Eu me escrevir para Tec de Enferemagem. Nome completo: Anne Caroline Renout Behrens

    ResponderExcluir
  17. Caros/as estudantes!!

    ressaltamos que o sorteio eletrônico é aleatório e sem intervenção
    humana. Ele foi instituido exatamente para evitar o favorecimento. O
    sorteio eletrônico é auditado pelo ministério publico, tribunal de contas do
    estado e auditoria geral do estado. Estamos trabalhando para aumentar
    as vagas da EP que eram apenas 4016 vagas e agora chegou
    a 43803 em 2010.


    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  18. como posso ver a lista dos candidatos sorteados naum estou conseguindo mim de uma aguda por favor

    ResponderExcluir
  19. Claudia Batista

    gostaria de saber quem fez a inscrição pela internet, onde apresentar os documentos. se vai ser no mesmo dia de quem fez a inscrição presencial.
    grata pela atnação e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  20. Prezada Cláudia,


    Os selecionados deverão se dirigir aos centros territoriais, estaduais e unidades de Educação Profissional, nos quais se inscreveram, nos dias 24 e 25 de janeiro para efetuar a matrícula. No ato, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3X4. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2011.

    Boa Sorte,

    Adm Blog.

    ResponderExcluir
  21. oi pessoal boa noite,fiz a escriçao para tecnico em gerenciamento de saude,e fiquei em espera no 39 lugar quero saber se tenho chance de ser chamada,pois quero muito comecar a estudar e me proficionalizar nessa area tao importando desde já agradeco a colaboraçao de voçes. meu nome e EUTIMIA MAGNAVITA F.TEIXEIRA

    ResponderExcluir
  22. nao consigo ver diz que é a senha mas eu posso garantir que a senha esta correta o que faço

    ResponderExcluir
  23. Olá boa noite , eu jaiadson silva soares fiquei na reserva do curso de tecnico administrativo..
    gostaria de sabe se eu tenho chance de se chamado...

    ResponderExcluir
  24. Prezado,

    J.J Eventos,

    de acordo com a Portaria nº 8199/2010, publicada no DO de 27 e 28 de novembro de 2010, os candidatos do cadastro reserva serão chamados por ordem de classificação, caso o candidato contemplado não confirme a matrícula.
    Para os selecionados, lembramos que a confimação da matrícula será nos dias 24 e 25 de janeiro, nas respectivas unidades para qual concorreu a vaga. Havendo vagas remanescentes, a convocação para cadastro reserva ocorrerá após o dia 26.01.

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  25. Pessoal,

    quem estiver tendo problemas em acessar o resultado do sorteio eletrônico fazendo login, pode ter acesso a lista dos contemplados no Portal da SEC: http://www.sec.ba.gov.br/classificadosInternet.pdf

    Boa Sorte,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  26. Eu fiquei na posição 92º em um curso com 60 vagas, caso no dia da matricula faltar alguém posso ter chance de conseguir a vaga?

    ResponderExcluir
  27. Larissa,

    Os/as candidatos/as que ficaram no cadastro reserva só serão convocados/as se houver desistência e/ou desclassificação de candidatos/as que foram convocados. Se for o caso, a Unidade Escolar entrará em contato por email e/ou telefone do candidato.

    Adm Blog.

    ResponderExcluir
  28. Boa Noite!!
    Gostaria de saber por que a lista dos sorteados para os cursos do CETEB Áureo Filho, de Feira de Santana, não aparece na lista constante neste endereço: http://www.sec.ba.gov.br/classificadosInternet.pdf ??
    Obrigada,
    Ju.

    ResponderExcluir
  29. Oi Ju,

    Bom dia! O pdf oferece mecanismos de buscas para encontrar o nome do CEEP. De toda forma, informamos que das páginas 133 à 469 da lista em pdf, você encontrá os nomes dos contemplados e cadastro reserva para o CEEP Aureo Filho, em Feira de Santana.

    Caso seu nome conste na situação de contemplada,a matrícula deverá ser realizada nos dias 24 e 25 de janeiro. No ato, deverão ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, histórico escolar, carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3X4. O início das aulas está previsto para 7 de fevereiro de 2011.

    Boa Sorte.


    Abraços,

    Adm Blog.

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de saber se as escolas tem a relação dos comtemplados. Pois ainda ñ conseguir ver o meu nome na relação pela internet, se tiver, é claro.

    ResponderExcluir
  31. Prezada Day,


    a lista constando o nomes dos contemplados está disponivel no Portal da Educação por meio do seguinte link: http://www.sec.ba.gov.br/classificadosInternet.pdf

    Boa Sorte!


    Adm Blog

    ResponderExcluir
  32. qual o horario da matricula nos dias 24 e 25 no CEEP de Artes e Design, localizado no colegio central em Salvador?

    Simone

    ResponderExcluir
  33. Simone,

    boa tarde! Os/as convocados/as no sorteio eletrônico para o Centro Estadual de Educação Profissional em Arte e Design, em Salvador, deverão se dirigir ao centro nos dias dedicados à matrícula, 24 e 25 de janeiro, para fazer o teste de habilidade específica. O teste é eliminatório e se o/a convocado/a for aprovado/a no teste, em seguida efetuará a matrícula. Os instrumentos musicais para o teste serão fornecidos pelo próprio centro.

    Para realizar a matrícula, os/as contemplados/as deverão apresentar os seguintes documentos: cópias e originais do CPF, histórico escolar, cédula de identidade, duas fotos ¾ e comprovante de residência, para atestar o endereço de inscrição.

    Adm Blog

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  34. Como saberei que mesmo no estado de RESERVA serei chamada para o processo seletivo?

    ResponderExcluir
  35. jaiadson silva soares , Eu fiquei na reserva mais gostaria de sabe se eu for chamado onde devo levar os documentos eh quais são eles...]

    Agradeço desde já......

    ResponderExcluir
  36. "Acesso democrático da educação profisssional da Bahia" ? ?
    Não é verdade! Se fosse não excluiria do processo os que cursaram parte do nível médio em escolas públicas e parte em particulares e hoje estão desempregados.

    Romulo

    ResponderExcluir
  37. J.J Eventos,

    havendo desistência e/ou desclassificação dos/as estudantes que foram convocados/as, a Unidade Escolar ou Centro para qual você realizou a inscrição, entrará contato por email e/ou por telefone.

    Caso você seja convocado, deverá levar cópias e originais do CPF, histórico escolar, cédula de identidade, duas fotos ¾ e comprovante de residência, para atestar o endereço de inscrição. Os/as estudantes concluintes do ensino médio no ano letivo de 2010 poderão apresentar atestados de conclusão de curso.

    Boa Sorte!

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  38. Pessoal,

    a lista com nomes dos contemplados no sorteio eletrônico está disponível no portal da educação, por meio do link: http://www.sec.ba.gov.br/classificadosInternet.pdf. As unidades escolares ou centros para os quais os/as estudantes foram contemplados/as também possuem a relação.

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  39. eu fui contemplado no sorteio,(técnico de desenho em construção civil), e coloquei para o turno vespertino (qnd ainda não estava trabalhando), eu poderei reverter isso para noturno, qnd for fazer matricula no dia 24 e 25 de janeiro no severino vieira?

    desde já agradeço

    Neemias Silva

    ResponderExcluir
  40. minha senha foi bloqueada . e quero saber a escola q vou fazer a matricula, nao consigo fazer outra senha . fui contemplada no curso de eletrotecnica. espero resposta.rosinane

    ResponderExcluir
  41. Prezado Neemias,


    De acordo a portaria nº 8199/2010, publicada no DO de 27 e 28 de novembro de 2010, no ato da inscrição não podem ser alterados a escolha do Centro/Unidade Escolar nem do turno. Alterações são podem ser realizadas após a conclusão do 1º semestre em curso.

    ResponderExcluir
  42. Roseanne,

    Para você ter acesso a lista de contemplados, você deve acessar o endereço: http://www.sec.ba.gov.br/classificadosInternet.pdf


    Boa Sorte!!


    Adm Blog

    ResponderExcluir
  43. Prezado Romulo,

    As vagas para os cursos técnicos são distribuídas por meio de sorteio eletrônico, pois o objetivo é beneficiar os egressos da rede pública, mediante inscrição e sorteio eletrônico público, uma forma democrática de acessar a Educação Profissional no Estado, beneficiando assim os que não têm condições de pagar por um curso de Educação Profissional. Anteriormente, o ingresso do/a estudante nestes cursos era por prova e logicamente aquele que tem uma formação em escola privada ou fez o cursinho tinha mais condições de passar.
    O sorteio eletrônico é aleatório e sem intervenção humana, instituído exatamente para evitar o favorecimento. Por ter estas características, o processo é considerado uma forma transparente e democrática de ter acesso a rede de Educação Profissional. Além disso, é acompanhado por representantes de órgãos controladores do Estado como Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e é aberto para acompanhamento de estudantes e pais, permitindo a igualdade de condições para o ingresso nas escolas da rede estadual, evitando a chamada “meritocracia”.


    Adm Blog

    ResponderExcluir
  44. Olá boa tarde!!! eu jaiadson silva soares gostaria de sabe , depois da matricula dos aulos convocados 24 e 25..
    dia 26 era a vez de quem ficou na reserva eu gostaria de sabe se a escola entra em contato com a pessoa p/ se matricula.. minha possição foi 163 será que consegui a vaga....

    ResponderExcluir
  45. J.J Eventos,

    a convocação obedecerá a ordem de classificação no sorteio e à disponibilidade de vagas, por curso, nos Centros Territoriais, Estaduais e Unidades Escolares com oferta para este semestre. Serão chamados os/as estudantes que ficaram no cadastro de reserva, se houver desistência e/ou desclassificação dos/as estudantes que foram convocados/as. O próprio Centro Territorial, Estadual ou Unidade Escolar para o qual o/a candidato/a pleitou a vaga entrará contato por email e/ou telefone do/a candidato/a.

    Boa Sorte!


    Adm Blog

    ResponderExcluir
  46. gostei desse curso muito muito legal pois tds nos aprendemos na vida assim como esse curso vlw:bjs

    ResponderExcluir
  47. Quando acontecerá o próximo sorteio eletrônico ? gostaria muito de me inscrever .
    e-mail: Layanna_@live.com

    ResponderExcluir
  48. Lay,

    o processo sorteio eletrônico acontecerá no próximo semestre. Acompanhe mais informações no Portal da Educação ( www.educacao.ba.gov.br) ou aqui no Blog da EP. Seja também nosso amigo no orkut e facebook, e seguidor no twitter. O processo também é amplamente divulgado nas mídias estaduais. Aguarde e nos acompanhe.

    Att,

    Adm Blog

    ResponderExcluir
  49. Lista de classificados em 16/12/10

    Cara ADM do blog
    vocês teriam como me fornecer o link para o resultado de 16/12/10???
    Queria conferir qual foi a minha classifição
    Grata

    ResponderExcluir
  50. EU FUI CLASSIFICADA POREN ESTOU CURSANDO O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO E GOSTARIA DE SABER SE MESMO ASSIM POSSO FAZER O CURSO.
    MEU EMAIL É lais_bealtiful@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Boa noite! Meus esposo ficou na reserva para tec.em instrumento musical saxofone.A classificação dele foi numero 10,quais as chances dele, e como posso saber de ele foi convocado? email:nancyhtorres@ig.com.br

    ResponderExcluir
  52. Nancyh,

    bom dia! Orientamos que você entre em contato com a unidade escolar pelo telefone:(71)3322-5395

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  53. Lais,

    o sorteio eletrônico é realizado na modalidade Prosub, ou seja, para quem já terminou o ensino médio em escola pública e quer voltar a fazer um curso técnico de nível médio.

    ResponderExcluir