quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SEC realiza I Sessão do Fórum de Educação Profissional da Bahia

A Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência da Educação Profissional (Suprof), realiza nestas quinta e sexta-feira (dias 16 e 17), no Hotel Sol Victória Marina, em Salvador, a I Sessão do Fórum de Educação Profissional da Bahia. Instalado em 2009, este fórum é uma instância democrática, plural, não partidária e suprainstitucional, que reúne diferentes instituições e atores sociais, com o objetivo de acompanhar e fazer proposições sobre a Educação Profissional na Bahia e no Brasil, garantindo o controle e participação social nesta política pública de Estado.

A sessão será aberta às 9h, de quinta, com apresentações sobre a Educação Profissional da Bahia no Plano Decenal de Educação e dos resultados e perspectivas do Plano de Educação Profissional da Bahia, implantado em 2008. No período da tarde, será realizada mesa redonda sobre Educação Profissional e Desenvolvimento, com a participação dos técnicos do Dieese Mario Rodarte, Sônia Gonzaga e Nelson Karam. Entre debatedores, representantes dos trabalhadores e dos empresários.
Na sexta, haverá mesa redonda sobre: Participação e Controle Social na Educação Profissional, cujo palestrante será o professor-doutor da Universidade Federal de Campina Grande, Roberto Véras. E o período da tarde será dedicado à abordagem sobre os Desafios e Encaminhamentos para o Fórum de Educação Profissional da Bahia.

O superintendente da Educação Profissional do Estado, Almerico Lima, disse que o Fórum é uma forma de fortalecer a Política de Educação Profissional e proporcionar maior controle e participação social na gestão. “Esta é uma grande oportunidade de democratizarmos ainda mais a Educação Profissional da Bahia, ampliando o debate, prestando contas, ouvindo as contribuições das entidades representadas. Tudo isso possibilita uma política pública cada vez mais transparente, com controle e efetividade social”, acredita.

Mais sobre o Fórum de Educação Profissional

O Fórum de Educação Profissional da Bahia reúne representantes de entidades educacionais, sociedade civil e gestores públicos de diferentes segmentos e regiões geográficas da Bahia, desde entidades comunitárias, como a Escola Família Agrícola, estudantes, Territórios de Identidade, setores empresariais, sindicais, movimentos sociais, gestores públicos de secretarias do Estado à instituições representativas dos municípios, como a Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Compõem ainda o Fórum, representantes dos Centros Estaduais, Territoriais e unidades que ofertam Educação Profissional no Estado, a Escola Técnica de Saúde, a Escola de Dança da Fundação Cultural, Universidades Estaduais e Federais, Institutos Federais e o Sistema S.

Entidades participantes do Fórum

SINDOMESTICO - Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia
CUT - Central Única dos Trabalhadores
FETRAF - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar
AECOFABA - Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia
REFAISA - Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido
APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia
APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais
IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
IFBAIANO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Coordenação dos Territórios de Identidade da Bahia
FECOMERCIOBA - Federação do Comércio do Estado da Bahia
FIEB - Federação das Indústrias do Estado da Bahia
FAEB - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia
SENAI - Departamento Regional da Bahia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte em Salvador
SENAC - Departamento Regional da Bahia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
SETRE - Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia
CEE - Conselho Estadual de Educação
SUDEB - Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica
SUPAV - Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional
IAT - Instituto Anísio Teixeira
DIREC 7
CEEP DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário